Grupos de Estudo e Pesquisa

LIRE – Laboratório de Estudos Interdisciplinares das Representações discursivas do leitor brasileiro contemporâneo – UFSCAR

O grupo LIRE tem por objetivo levantar e descrever representações discursivas de práticas de leitura contemporâneas, tomando como objeto diferentes textos produzidos na atualidade (revistas, jornais, web, publicidades oficiais, livros didáticos, etc). A apreensão dessas representações é feita com base na análise de textos que inscrevem, por meio de estratégias de escrita diversas, seu leitor pressuposto, e de entrevistas com diferentes comunidades de leitores. De posse desses corpora, pretendemos confrontar as representações obtidas, subsidiados pela teoria da Análise do Discurso e por princípios da História Cultural, assinalando prováveis continuidades e/ou descontinuidades nas representações do leitor e da leitura do final do século XX aos dias de hoje, de maneira a esboçar um perfil atual do leitor brasileiro contemporâneo.

LANADISI :Laboratório de Análise do Discurso da Imagem – UFSCAR

O objetivo primordial deste Grupo de Pesquisa é o de estudar as teorias da Análise do Discurso, tal como se configuram na atualidade. Mediante essa direção, o Grupo almeja aplicar as possibilidades de análises teóricas, direcionando-as a duas materialidades e visibilidades: as palavras e as imagens fixas e em movimento,veiculadas por meio da comunicação social (mídias em geral). Com esses objetivos (teóricos e práticos), espera-se encontrar pronunciamentos discursivos que forjam e formam, na história, grupos culturais identitários (discursos de cunho cultural, educacional, político, científico, etc.), buscando-se, assim, oferecer subsídios para se pensar o resgate da memória.

EDUTEC – Educação, Conhecimento e Tecnologia – FURG

O grupo EDUTEC desenvolve reflexões relacionados aos fundamentos da organização do conhecimento com ênfase em TI, de tal modo algumas frentes de estudos estão voltados: a análise documentária e tratamento automático da informação e do conhecimento, a análise dos impactos da tecnologia na recuperação da informação e na organização do conhecimento as ontologias e metadados, ao estudos acerca dos profissionais da informação envolvidos com o processo de análise documentária, organização do conhecimento e da informação e suas modalidades de formação profissional.

Comments are closed.