Home

Configuração Espacial e experiência do visitante nas exposições em museus / PPG Museologia – UNIRIO

Configuração Espacial e experiência do visitante nas exposições em museus / PPG Museologia – UFRJ

Esta dissertação se realiza na confluência entre Arquitetura e Museologia ao pesquisar a influência do espaço das exposições nas experiências do público que visita museus, com foco em exposições presenciais realizadas em edifícios de uso museológico. Entendemos que espaços são vivenciados primordialmente a partir do movimento, do deslocamento em seu interior, e a partir disso investigamos as relações entre estruturas espaciais e comportamento dos visitantes, que por sua vez impactam as condições para a produção de sentido e possibilidades de encontro entre as pessoas nas exposições.

#Exposições #Museologia

Disponível em: https://www.unirio.br/ppg-pmus/bianca_cssia_chaves_ribeiro.pdf

O custo do acesso aberto: comparando orçamentos de projetos públicos e gastos com taxas de processamento de artigos

O custo do acesso aberto: comparando orçamentos de projetos públicos e gastos com taxas de processamento de artigos

Os resultados mostram que foram gastos 45,87 milhões de euros em APC, com a maioria dos projetos a gastar 3–8% dos seus orçamentos. No entanto, numerosos valores discrepantes com taxas superiores a 10% sugerem um estudo mais aprofundado sobre o papel das APCs no desempenho financeiro da atividade de investigação. As estimativas apresentadas no documento devem ser tomadas com cautela, uma vez que as APCs das publicações relacionadas com os projetos estudados nesta análise podem não ter sido totalmente pagas com o orçamento dos projetos, mas utilizando outras estratégias de financiamento. Mais pesquisas são necessárias para melhor abordar as decisões dos pesquisadores ao pagar APCs.

#APC #AcessoAberto #FinanciamentoPúblico

Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11192-024-04988-3

Indexação de imagens: escrever sobre sem jamais ter feito / A imagem, o som, o tempo

Indexação de imagens: escrever sobre sem jamais ter feito

Escrevi estas linhas ácidas depois de ler um texto de autores brasileiros acadêmicos sobre o tema e, mais uma vez, me perguntar por que leio esse tipo de texto. Não estou, entretanto, me referindo apenas a um texto específico, mas a uma série de artigos do mesmo tipo que leio só para me perguntar por que perdi meu tempo lendo.

#Biblioteconomia #Indexação

via A imagem, o som, o tempo

Disponível em: https://imagemfalada.wordpress.com/2024/07/15/indexacao-de-imagens-escrever-sobre-sem-jamais-ter-feito/

CFB discute regulamentação da insalubridade em bibliotecas com o MTE / CFB

CFB discute regulamentação da insalubridade em bibliotecas com o MTE

O CFB já entrou em contato com o SINBIESP para que seja articulado com os demais sindicatos de bibliotecários uma mobilização colaborativa para garantir a inclusão dessa pauta na agenda regulatória de 2025. A regulamentação da insalubridade em bibliotecas é importante para garantir a segurança e a saúde dos profissionais da área.

#Insalubridade

via CFB

Disponível em: https://cfb.org.br/noticias/cfb-discute-regulamentacao-da-insalubridade-em-bibliotecas-com-o-mte/

Da neutralidade à IA decolonial / ComCiência

Da neutralidade à IA decolonial

A perspectiva decolonial, embora tenha uma forte presença na América Latina, é um movimento intelectual e político que se estende muito além dessas fronteiras geográficas. Nascida das experiências e reflexões de pensadores latino-americanos como Aníbal Quijano, Walter Mignolo e Catherine Walsh, a teoria decolonial encontrou ressonância e contribuições significativas em outras partes do mundo. África, Ásia e mesmo em comunidades marginalizadas dentro do chamado “Norte Global” têm produzido importantes contribuições para o pensamento decolonial. Por exemplo, os trabalhos de Achille Mbembe em Camarões e África do Sul expandiram e enriqueceram o discurso decolonial.

#Decolonialidade

via ComCiência

Disponível em: https://www.comciencia.br/da-neutralidade-a-ia-decolonial/

“Brainrot”, você tem isso? Conheça esse efeito colateral da vida digital / CNN

“Brainrot”, você tem isso? Conheça esse efeito colateral da vida digital

Traduzido por “podridão cerebral”, “apodrecimento do cérebro” ou até “cérebro apodrecido”, o termo, ou condição, descreve a “deterioração mental” causada por consumir grandes quantidades de conteúdo de baixo valor, como memes e vídeos sem sentido, que podem afetar negativamente as habilidades cognitivas e a capacidade de pensar criticamente.

#Brainrot #SaúdeMental #MídiasSociais

via CNN

Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/blogs/rita-wu/tecnologia/brainrot-voce-tem-isso-conheca-esse-efeito-colateral-da-vida-digital/

A ascensão da IA ​​generativa: transformando o papel dos profissionais da informação / SpringerNature

A ascensão da IA ​​generativa: transformando o papel dos profissionais da informação

Após a exploração de como a IA generativa está a revolucionar o trabalho dos gestores de investigação, voltamo-nos agora para os profissionais da informação e bibliotecários empresariais. A IA generativa emergiu rapidamente, trazendo mudanças significativas e novas oportunidades. À medida que essas ferramentas de IA melhoram na geração de texto, imagens e até mesmo código, os profissionais da informação devem se adaptar para aproveitar esses avanços. Este blog explora como a IA generativa está remodelando os serviços de informação, permitindo que os profissionais aprimorem suas funções enquanto mantêm sua experiência única.

#Bibliotecários #IA #Bibliotecas

via Springer Nature

Disponível em: https://www.springernature.com/cn/librarians/the-link/blog/blogposts-corporate-health/rise-generative-ai-transforming-information-professionals/27252544

Uma experiência com o uso do ChatGPT para atribuição de assuntos LCSH em teses e dissertações eletrônicas

Uma experiência com o uso do ChatGPT para atribuição de assuntos LCSH em teses e dissertações eletrônicas

Este estudo investiga o uso potencial de grandes modelos de linguagem (LLMs) para gerar cabeçalhos de assuntos da Biblioteca do Congresso (LCSH). Os autores utilizaram o ChatGPT para gerar cabeçalhos de assuntos para teses e dissertações eletrônicas (ETDs) com base em seus títulos e resumos. Os resultados sugerem que LLMs como o ChatGPT têm o potencial de reduzir o tempo de catalogação necessário para atribuição de termos de assunto LCSH para ETDs, bem como de melhorar a descoberta deste tipo de recurso em bibliotecas acadêmicas. No entanto, os catalogadores humanos continuam a ser essenciais para verificar e melhorar a validade, exaustividade e especificidade do LCSH gerado pelos LLMs.

#Indexação #ChatGPT #CabeçalhosDeAssunto

Disponível em: https://arxiv.org/abs/2403.16424

Guia das bibliotecas para engajamento cívico / Web Junction

Guia das bibliotecas para engajamento cívico

Muitas pessoas já recorrem às bibliotecas como fontes de informação confiável antes das eleições, e organizações como a Associação Americana de Bibliotecas e a Liga das Eleitoras esperam expandir esses números. Organizamos uma seleção de recursos, ferramentas e ideias para ajudar a informar a abordagem da sua biblioteca a este importante trabalho.

#ImpactoDasBibliotecas #Bibliotecas #Guias

Disponível em: https://www.webjunction.org/news/webjunction/library-guide-civic-engagement.html

Livremente: Clube de Leitura da Biblioteca da Fundação Educacional São Carlos (FESC) / PPGCI – UFSCAR

Livremente: Clube de Leitura da Biblioteca da Fundação Educacional São Carlos (FESC)

As atividades de mediação da informação desenvolvidas no “Livremente” alcançaram as dimensões dialógica, estética, ética e formativa da informação. Na percepção da dimenção estética da informação, houve indicativos de biblioterapia. Concluiu-se que clubes de leitura são uma ferramenta valorosa para o incremento do hábito de leitura, ampliação do conhecimento, desenvolvimento do pensamento crítico, melhora da auto-estima, consciência emocional, ressignificação de experiências, autoconhecimento, lazer, laços de amizade, sensação de pertencimento. O bibliotecário pode exercer seu protagonismo social atuando em clubes de leitura para promoção de apropriação da informação, apropriação cultural e socialização das pessoas.

#MediaçãoDeLeitura #ClubesDeLeitura #ProtagonismoSocial

Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19954

Criação de um scanner aéreo para digitalização de material bibliográfico patrimonial / Información, cultura y sociedad

Criação de um scanner aéreo para digitalização de material bibliográfico patrimonial

O protótipo foi construído e validado com diferentes documentos patrimoniais da Sala de Livros Antigos e Coleções Especiais da Biblioteca Joaquín García Monge da Universidade Nacional (Costa Rica). Com isso, foram divulgados os planos para que qualquer unidade de informação possa replicar a construção do protótipo e ter seu próprio scanner aéreo a um preço mais acessível.

#PreservaçãoDigital #Digitalização

Disponível em: http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/ICS/article/view/12954

Guia para formatos de documentos recomendados da Biblioteca do Congresso / LoC

Guia para formatos de documentos recomendados da Biblioteca do Congresso

A edição 2024-2025 traz diversas mudanças significativas, como o suporte a recursos de acessibilidade digital como critério de avaliação de formatos digitais e a adição de uma seção de Perguntas Frequentes (FAQ) em resposta aos comentários dos usuários. Esta nova edição também traz importantes mudanças na linguagem da RFS, especialmente para materiais impressos como Obras Textuais e Partituras Musicais. Além disso, o Disc Description Protocol (DDP) foi adicionado como um formato aceitável para Áudio – Mídia Autônoma (digital), entre outras alterações na seção Áudio

#PreservaçãoDigital

Disponível em: https://www.loc.gov/preservation/resources/rfs/index.html?loclr=blogsig

A História do Ex-líbris do Grão Pagé / Caçadores de Ex-Libris

A História do Ex-líbris do Grão Pagé

Segundo Sinésio, o ex-líbris simboliza a ciência grafológica através de seus elementos. A esfera armilar representa a rota segura traçada pela grafologia, assim como os círculos e paralelos da esfera indicam a trajetória dos planetas ao redor da Terra, segundo os antigos astrônomos. Ela também simboliza a universalidade do saber humano, do qual a grafologia é uma parcela significativa.

via Caçadores de Ex-Libris

#ExLibris

Disponível em: https://www.cacadoradeexlibris.com/post/a-hist%C3%B3ria-do-ex-l%C3%ADbris-do-gr%C3%A3o-pag%C3%A9

Novo Ensino Médio é aprovado pela Câmara dos Deputados / Educação Integral

Novo Ensino Médio é aprovado pela Câmara dos Deputados 

Ao contrário do texto aprovado pelo Senado, a proposta original que aumentava de 1,8 mil para 2,4 mil horas nos três anos do Ensino Médio foi mantida. No total, os estudantes terão 3 mil horas de carga horária, composta de 2,4 mil horas obrigatórias e 600 horas complementares.

#NovoEnsinoMédio

via EI

Disponível em: https://educacaointegral.org.br/reportagens/novo-ensino-medio-e-aprovado-pela-camara-dos-deputados/

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes

Pular para o conteúdo