Home

Ações de inovação em bibliotecas universitárias : análise focada no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) / PPGGCI-UFPB

Ações de inovação em bibliotecas universitárias : análise focada no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Concluiu-se que os achados da pesquisa reforçaram a necessidade premente de adaptação e atualização, que promovam a modernização da infraestrutura tecnológica, a implementação de sistemas gerenciais eficientes e a capacitação continua dos profissionais bibliotecários. E, ainda, a necessidade de uma abordagem proativa e orientadora para a inovação na gestão das bibliotecas da UFCG, visando a implementação de ações inovadoras não apenas como necessidade informacional, mas também como uma oportunidade para transformar as bibliotecas da UFCG em verdadeiros agentes de excelência no apoio ao ensino, pesquisa e extensão.

#BibliotecasUniversitárias #UFCG #Inovação

Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32113

Declarações sobre Ciência Aberta para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável / Data Science Journal

Declarações sobre Ciência Aberta para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Ciência Aberta (CA) é uma grande promessa para o avanço dos ODS, especialmente na segunda metade da década de 2020. Seus princípios — abertura, inclusão, sustentabilidade e flexibilidade — podem melhorar significativamente a pesquisa científica e o impacto social. A Ciência Aberta tem o potencial de impactar simultaneamente todos os 17 ODS ao facilitar soluções colaborativas e interdisciplinares, otimizando assim o uso de recursos e evitando esforços redundantes. A natureza adaptável do CA permite respostas oportunas a desafios em evolução em contextos sociais, econômicos e ambientais. Para alavancar totalmente o CA para os ODS, é vital abordar desafios como acesso desigual a tecnologias digitais e lacunas na alfabetização digital. Ao promover a capacitação, práticas equitativas e recursos adequados, a CA pode se tornar um poderoso impulsionador do desenvolvimento inclusivo e sustentável até 2030.

#CiênciaAberta #ODS #Agenda2023

Disponível em: https://datascience.codata.org/articles/10.5334/dsj-2024-049

Onde os empregos na indústria dimunuiram, uma biblioteca está dando um empurrãozinho aos empreendedores / NPR

Onde os empregos na indústria dimunuiram, uma biblioteca está dando um empurrãozinho aos empreendedores

Bibliotecários realizam horários de atendimento sem hora marcada e marcam consultas individuais. Eles também oferecem aulas sobre tópicos como contabilidade, redação de propostas e desenvolvimento de plano de negócios.

E é tudo gratuito.

Linda Faye Lucas, ex-consultora de negócios, costumava cobrar centenas de dólares dos clientes por esse tipo de trabalho.

via NPR

#BibliotecasPúblicas #InformaçãoParaNegócios #Empreendedorismo

Disponível em: https://www.npr.org/2024/10/10/nx-s1-5107904/public-library-small-business-nonprofit-entrepreneurs

Diretrizes para o uso ético e responsável de inteligências artificiais generativas: um guia prático para pesquisadores / Rafael Sampaio

Diretrizes para o uso ético e responsável de inteligências artificiais generativas: um guia prático para pesquisadores

cada pesquisador ou pesquisadora deverá ter um olhar crítico para o seu projeto, sua área de pesquisa e as necessidades específicas de sua pesquisa para garantir que o máximo de esforço foi realizado para se alcançar um uso ético e responsável das IAs. Este manual foi produzido por um professor de Ciência Política e com forte ênfase nas Humanidades, podendo não refletir adequadamente questões específicas de áreas dos colégios de ciências da vida e das áreas de exatas.

#IA #MetodologiaDaPesquisa #IntegridadeDaPesquisa #Guias

Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/384692478_Diretrizes_para_o_uso_etico_e_responsavel_de_inteligencias_artificiais_generativas_um_guia_pratico_para_pesquisadores

Marinha do Brasil transporta última leva de livros da FBN em 2024 / Biblioteca Nacional

Marinha do Brasil transporta última leva de livros da FBN em 2024

No último domingo, 6 de outubro, o Navio Polar Almirante Maximiano, da Marinha do Brasil, partiu rumo à Antártica, integrando a 43ª Operação Antártica. Uma de suas muitas missões é transportar uma carga de publicações editadas pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – para a biblioteca da Estação Antártica Comandante Ferraz. Esta foi a segunda leva de livros enviada para o polo da FBN na Estação – a primeira foi em 2023.

via Biblioteca Nacional

#BibliotecaNacional

Disponível em: https://www.gov.br/bn/pt-br/central-de-conteudos/noticias/marinha-do-brasil-transporta-ultima-leva-de-livros-da-fbn-em-2024

Acessibilidade em sites de comércio eletrônico para usuários cegos / Divulga-CI

Acessibilidade em sites de comércio eletrônico para usuários cegos

Pesquisador da UFPB lança indicações para a inclusão e autonomia dos usuários cegos em compras online. Conheça a tese de Ítalo José Bastos Guimarães, “Diretrizes de acessibilidade em websites de comércio eletrônico para usuários cegos”, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Orientado pelo Prof. Dr. Marckson Roberto Ferreira de Sousa.

via Divulga-CI

#Acessibilidade

Disponível em: https://www.divulgaci.labci.online/v-2-n-9-set-2024/acessibilidade-em-sites-de-comercio-eletronico-para-usuarios-cegos/

InfoCrit: Caminhando em direção à Teoria Crítica da Raça na Ciência da Informação / The Library Quarterly

InfoCrit: Caminhando em direção à Teoria Crítica da Raça na Ciência da Informação

Há dois anos, propusemos a ideia de criar uma estrutura baseada na teoria crítica da raça (CRT), focada na incorporação de seus princípios à biblioteconomia e ciência da informação (LIS), com o objetivo de trazer uma forma em que o campo possa produzir as mudanças tão necessárias que possam ajudar a criar profissões de informação socialmente justas. Nomeamos essa primeira estrutura como LibCrit (Colón-Aguirre e Cooke 2022). Hoje, revisitamos essa ideia. Nosso objetivo principal permanece inalterado: buscar maneiras em que LIS possa abraçar os princípios da justiça social e ajudar a forjar um futuro no qual todos os membros da sociedade tenham acesso à informação, junto com representações justas de suas vozes no cenário informacional, independentemente de serem profissionais da informação, produtores ou consumidores de informação.

#TeoriaCríticaDaRaça #FundamentosDaCI

Disponível em: https://www.journals.uchicago.edu/doi/abs/10.1086/731839

Como as bibliotecas públicas estão se tornando centros comunitários em meio a desastres / Fast Company

Como as bibliotecas públicas estão se tornando centros comunitários em meio a desastres

Depois que o furacão Helene atingiu o oeste da Carolina do Norte em 27 de setembro, os moradores correram para um lugar familiar que tinha uma das únicas conexões de internet funcionando na área. No estacionamento da Biblioteca Pública de West Asheville, centenas de pessoas se conectaram ao Wi-Fi do sistema, com a senha “readmore”.

via Fast Company

#BibliotecasPúblicas #Desastres

Disponível em: https://www.fastcompany.com/91207700/how-public-libraries-are-becoming-community-hubs-in-the-midst-of-disasters

Publicações de acesso aberto geram poucas visitas dos resultados da Pesquisa Google para repositórios institucionais / SpringerLink

Publicações de acesso aberto geram poucas visitas dos resultados da Pesquisa Google para repositórios institucionais

Dada a importância do Google Search na geração de visitas a repositórios institucionais (RI), a falta de visibilidade nas páginas de resultados de mecanismos de busca pode dificultar a possibilidade de suas publicações serem encontradas, lidas, baixadas e, eventualmente, citadas. Para resolver isso, as instituições precisam avaliar a visibilidade de seus repositórios para determinar quais ações podem ser implementadas para melhorá-los. No entanto, medir a visibilidade de otimização de mecanismos de busca (SEO) de RIs requer um método altamente preciso e tecnicamente viável.

#Repositórios #GoogleAcadêmico

Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11192-024-05175-0

Acesso aberto, “pirataria” e Taxas de Processamento de Artigos (APC) na Argentina / OSF

Acesso aberto, “pirataria” e Taxas de Processamento de Artigos (APC) na Argentina: uma política informada para a agência nacional de financiamento de pesquisa

. Apesar dessa diversidade, nas últimas décadas o processo de conferir prestígio aos periódicos acadêmicos tem se concentrado em um pequeno conjunto de conglomerados comerciais que produzem indicadores de impacto, usados ​​na maioria dos países para tomar decisões sobre posições de pesquisa e financiamento. Esses oligopólios editoriais consomem os orçamentos de instituições de pesquisa e financiamento científico por meio do pagamento de assinaturas e, cada vez mais, por meio do pagamento de Taxas de Processamento de Artigos (APC) ou acordos de Leitura e Publicação.

#AcessoAberto #Pirataria #APC #Argentina

Disponível em: https://osf.io/preprints/osf/7qrwz

Pseudociência como gênero literário / Questão de Ciência

Pseudociência como gênero literário

Frases usadas no vídeo, como “E SE os ETs estiverem…” (ênfase na dicção do “e se”) e “isto é só especulação” não estão ali por acaso: superficialmente, vão alertar o público para manter algum ceticismo. Mas, num nível mais profundo, cumprem a função de fazer o palestrante soar simpático, porque humilde – o que é um convite não ao ceticismo, mas à boa e velha generosidade epistêmica da “mente aberta”. Além, claro, de oferecer uma rota de fuga em caso de aparecer alguma contestação mais séria.

via Questão de Ciência

#Pseudociência

Disponível em: https://www.revistaquestaodeciencia.com.br/apocalipse-now/2024/10/12/pseudociencia-como-genero-literario

Obrigado Murakami / Koha

Obrigado Murakami

Desde 2018 Murakami tinha se disponibilizado a contribuir com o kohabrasil.com.br e em sua homenagem, seu nome permanecerá na seção “Quem somos”.

Não apenas por sua colaboração com a Biblioteconomia ou com o Koha, mas por todo um contexto de vida, conversas e memórias que você proporcionou a tantas pessoas nesse país, não há outra coisa a dizer que não seja algo que você já tenha ouvido incontáveis vezes, OBRIGADO MURAKAMI.

via Koha

#RIP

Disponível em: https://kohabrasil.wordpress.com/2024/10/12/obrigado-mirakami/

Em homenagem a Tiago Murakami / Bibliotecas e Davaneios

Em homenagem a Tiago Murakami

Tiago Murakami deixa um imenso legado técnico-cientientifico para a Biblioteconomia. Sua contribuição é referência para os profissionais dedicados à gestão de produtos e serviços de bibliotecas em sistemas e plataformas baseados em código aberto.

via Bibliotecas e Davaneios

#RIP

Disponível em: https://bibliotecasedevaneios.com.br/2024/10/12/em-homenagem-a-tiago-murakami/

Koha: O Futuro da Gestão de Bibliotecas Brasileiras / Koha

Koha: O Futuro da Gestão de Bibliotecas Brasileiras

Desenvolvido originalmente em 1999 na Nova Zelândia, o Koha é hoje amplamente utilizado por bibliotecas de todo o mundo, e sua adoção no Brasil tem crescido consideravelmente. E não é difícil entender o porquê. A plataforma oferece uma vasta gama de funcionalidades que atendem às necessidades de bibliotecas públicas, universitárias e especializadas, sem os altos custos associados a softwares proprietários.

via Koha

#AutomaçãoDeBibliotecas

Disponível em: https://kohabrasil.wordpress.com/2024/10/10/koha-o-futuro-da-gestao-de-bibliotecas-brasileiras/

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes

Pular para o conteúdo