Home

As contribuições da Nova Biblioteconomia de David Lankes no contexto brasileiro – Entrevista com Emanuelle Amaral Ferreira / Divulga-CI

As contribuições da Nova Biblioteconomia de David Lankes no contexto brasileiro – Entrevista com Emanuelle Amaral Ferreira

Confira nossa entrevista com a pesquisadora Emanuelle Geórgia Amaral Ferreira, que defendeu o doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Em seu tese, Emanuelle analisou a Nova Biblioteconomia de Lankes no contexto brasileiro, revelando características únicas que vão além da perspectiva proposta por Lankes. Na entrevista, conheça um pouco sobre a construção da tese, os desafios e recomendações da bibliotecária.

via Divulga-CI

#Biblioteconomia #Entrevista

Disponível em: https://www.divulgaci.labci.online/v-3-n-3-mar-2025/as-contribuicoes-da-nova-biblioteconomia-de-david-lankes-no-contexto-brasileiro-entrevista-com-emanuelle-amaral-ferreira/

Bibliotecas: planos preventivos e de contingência / Soy Bibliotecario

Bibliotecas: planos preventivos e de contingência

É essencial considerar todas as possibilidades que podem surgir por meio do trabalho interdisciplinar em toda a instituição. Isso gerará um plano mais eficaz que ajudará a minimizar ou tomar certas medidas para evitar um desastre total. Uma vez redigido, ele será distribuído às autoridades institucionais e aos funcionários da biblioteca, arquivo e/ou museu. É aconselhável ter uma cópia para levar aos usuários.

via Soy Bibliotecario

#PlanoDeContingência

Disponível em: https://soybibliotecario.blogspot.com/2025/03/bibliotecas-planes-preventivos-y-de.html

Desmistificando a revisão da literatura na era da IA / Biblios

Desmistificando a revisão da literatura na era da IA

O estudo aborda a falta de um método que combine revisões sistemáticas com Inteligência Artificial Gerativa (IA). Propõe melhorias no método SSF (Systematic Search Flow), introduzindo novas categorias de revisão e incorporando ferramentas de IA. Foram analisados ​​44 tipos de revisões de literatura organizadas em sete famílias diferentes, com abordagem de revisão narrativa. Nesta base, o método SSF foi atualizado com o apoio da IA ​​generativa.

#RevisãoBibliográfica #IA

Disponível em: https://biblios.pitt.edu/ojs/biblios/article/view/1317

Ação de marketing esvazia prateleiras da Biblioteca do Memorial da América Latina / Publish News

Ação de marketing esvazia prateleiras da Biblioteca do Memorial da América Latina

Na manhã desta sexta (21), a Biblioteca do Memorial da América Latina (Av. Mário de Andrade, 664, Barra Funda – São Paulo / SP) amanheceu com pouquíssimos livros disponíveis. A ação realizada pela Amazon esvaziou temporariamente as prateleiras do espaço, deixando expostos apenas os livros de autoria de escritores negros. A iniciativa ocorre no Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial e tem como objetivo evidenciar, de forma visual e impactante, a desigualdade na representatividade literária.

via Publish News

#Bibliotecas #Representatividade #EscritoresNegros #Amazon

Disponível em: https://www.publishnews.com.br/materias/2025/03/21/acao-de-marketing-esvazia-prateleiras-da-biblioteca-do-memorial-da-america-latina

Os bots de IA estão destruindo o acesso aberto / Go to Hellman

Os bots de IA estão destruindo o acesso aberto

O aumento de bots de IA atingiu os sites de acesso aberto particularmente duramente, pois sua missão entra em conflito com a necessidade de bloquear bots. Considere que o Internet Archive não pode mais salvar instantâneos de uma das melhores editoras de acesso aberto, a MIT Press, devido ao bloqueio do Cloudflare. (veja acima) Quem sabe quantos livros serão perdidos dessa forma? Ou considere que os bots derrubaram o OAPEN, o repositório mais importante do mundo de livros OA acadêmicos, por um ou dois dias. São 34.000 livros que a IA “retirou” por dois dias. Ou interrupções recentes no Projeto Gutenberg, que atende a 2 milhões de páginas dinâmicas e meio milhão de downloads por dia. São centenas de milhares de downloads bloqueados! O verificador de links em doab-check.ebookfoundation.org (um projeto no qual trabalhei para o OAPEN) agora está mostrando 1.534 livros que estão inacessíveis devido a “muitas solicitações”. São 1.534 livros que a IA roubou de nós! E está piorando.

via Go to Hellman

#AcessoAberto #IA

Disponível em: https://go-to-hellman.blogspot.com/2025/03/ai-bots-are-destroying-open-access.html

Avaliação da influência do estágio no desenvolvimento profissional: estudo no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará / Bibliomar

Avaliação da influência do estágio no desenvolvimento profissional: estudo no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará

O estágio, seja obrigatório ou não obrigatório, é uma excelente prática para que os discentes desenvolvam suas competências, habilidades e atitudes, com a finalidade de construir o perfil que querem para si enquanto futuros profissionais da informação. Os resultados referem que o plano de estágio precisa prever ações para que o discente, futuro profissional, possa se posicionar com relação às questões pertinentes postas pela sociedade. Conclui que o estágio é uma prática importante para desenvolver competências e construir o perfil desejado como profissional da informação. É necessário que o plano de estágio proporcione oportunidades de aprendizado e prepare o estudante para lidar com a diversidade da profissão. 

#Estágio

Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/21742

Para cima, para cima e para longe: explorando Bluesky para bibliotecas / InfoToday

Para cima, para cima e para longe: explorando Bluesky para bibliotecas

Você gostava de usar o Twitter/X em seu auge? As ferramentas de microblog de formato curto ajudaram sua biblioteca a se conectar com sua comunidade? Se sim, você pode considerar explorar o Bluesky. Crie uma conta pessoal no Bluesky e siga outros bibliotecários. Se você gosta, veja se sua comunidade está começando a usar o Bluesky. Se sim, talvez seja hora de sua biblioteca criar uma conta no Bluesky e começar a postar.

via InfoToday

#MarketingEmBibliotecas #Bluesky

Disponível em: https://www.infotoday.com/cilmag/mar25/King–Up-Up-and-Away-Exploring-Bluesky-for-Libraries.shtml

Os mecanismos de busca de IA citam fontes de notícias incorretas a uma taxa alarmante de 60%, diz estudo / Ars Technica

Os mecanismos de busca de IA citam fontes de notícias incorretas a uma taxa alarmante de 60%, diz estudo

Os pesquisadores testaram oito ferramentas de pesquisa orientadas por IA fornecendo trechos diretos de artigos de notícias reais e pedindo aos modelos para identificar o título original de cada artigo, editor, data de publicação e URL. Eles descobriram que os modelos de IA citavam fontes incorretamente em mais de 60% dessas consultas, levantando preocupações significativas sobre sua confiabilidade na atribuição correta de conteúdo de notícias.

#FontesDeInformação #IA

Disponível em: https://arstechnica.com/ai/2025/03/ai-search-engines-give-incorrect-answers-at-an-alarming-60-rate-study-says/

Comissão de Ética da Capes apresenta renúncia coletiva após queixa de perda de autonomia / Folha de S. Paulo

Comissão de Ética da Capes apresenta renúncia coletiva após queixa de perda de autonomia

Entre as mudanças que afetaram a comissão, está a iniciativa da Capes de privilegiar o recebimento de denúncias pela plataforma FALA.BR. Apenas três casos foram encaminhados para a Comissão de Ética em 2024 por esse canal, diz o grupo.

O ponto mais crítico que motivou a renúncia, ainda segundo o ofício, foi a exoneração do secretário-executivo da comissão “sem qualquer justificativa plausível à Comissão”.

via Folha de S. Paulo

#CAPES

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2025/03/comissao-de-etica-da-capes-apresenta-renuncia-coletiva-apos-queixa-de-perda-de-autonomia.shtml

Dia Internacional dos Museus – O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação / ICOM

Dia Internacional dos Museus – O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação

Os museus são mais do que espaços de preservação — eles são participantes ativos na formação de comunidades sustentáveis e inclusivas. O tema deste ano está alinhado com três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

ODS 8: Os museus apoiam as economias locais ao criar oportunidades de emprego e oferecer programas educacionais que empoderam as comunidades.
ODS 9: Ao fomentar a criatividade e abraçar os avanços tecnológicos, os museus impulsionam a inovação e melhoram a acessibilidade.
ODS 11: Os museus contribuem para o desenvolvimento urbano sustentável ao atuarem como centros culturais que promovem inclusão, resiliência e preservação do patrimônio.

via ICOM

#Museus

Disponível em: https://www.icom.org.br/dim-2025/

Qualis: o estranho rumo dos periódicos científicos / Outras Palavras

Qualis: o estranho rumo dos periódicos científicos

Embora as informações divulgadas pela Capes ainda sejam escassas, sabe-se que, a partir de agora, a classificação dos periódicos passa a ser baseada em artigos publicados e não mais por revistas. Nessa nova proposta, a avaliação passa a ter três critérios fundamentais: 1) número de citações; 2) número de downloads e menções em sites e redes sociais; 3) contribuição científica e impacto teórico. Portanto, com a nova avaliação, o que estava ruim com o Qualis poderá se tornar um desastre que permitirá o aprofundamento do livre mercado acadêmico.

via Outras Palavras

#QualisCAPES

Disponível em: https://outraspalavras.net/alemdamercadoria/qualis-o-estranho-rumo-dos-periodicos-cientificos/

Competência editorial dos editores de periódicos científicos: um estudo no Portal de Periódicos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) / PPGCI-UFS

Competência editorial dos editores de periódicos científicos: um estudo no Portal de Periódicos da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

A modelagem conceitual pedagógica para o desenvolvimento d a Competência em Informação (MPDCoinfo) de Farias (2014) serve como base para a elaboração do curso. A MPDCoinfo é adaptada para a realidade brasileira, considerando as particularidades do meio acadêmico nacional. A pesquisa destaca a importância da formação contínua e do suporte institucional para os editores, enfatizando a necessidade de um treinamento que aborde as especificidades de cada área do conhecimento. Por fim, o curso “OJS em 4 Passos” oferece uma formação, capacitando editores e suas equipes para atuarem de modo eficiente em todas as etapas do processo editorial. A construção de um ambiente colaborativo e de apoio entre o Portal de Periódicos da UFS e os editores é essencial para fortalecer as práticas editoriais e promover a comunicação científica.

#GestãoEditorial

Disponível em: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21394

Palavras censuradas na Fundação Nacional de Ciências dos EUA / Enrique Muriel

Palavras censuradas na Fundação Nacional de Ciências dos EUA

O governo dos EUA ordenou que a Fundação Nacional de Ciências (NSF), o CNPq deles, revise todos os projetos científicos em busca de palavras-chave relacionadas à justiça social, diversidade, equidade, inclusão (DEI) e direitos humanos. A lista inclui termos relacionados a raça, gênero, deficiência, discriminação e desigualdade, bem como conceitos associados à representação de grupos historicamente marginalizados, como mulheres, minorias, LGBTQ+ e comunidades indígenas.

via Enrique Muriel

#Censura #GovernoTrump #Ciência

Disponível em: https://enriquemuriel.prof.ufsc.br/palavras-censuradas-na-fundacao-nacional-de-ciencias-dos-eua/

Queda de práticas de leitura nas escolas envolve questões estruturais do sistema de ensino, relações familiares e transformações históricas / Pro-Livro

Queda de práticas de leitura nas escolas envolve questões estruturais do sistema de ensino, relações familiares e transformações históricas

Dados do Censo Escolar de 2023, realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram que mais da metade das escolas públicas do país não apresentam bibliotecas.

Zoara Failla confirma que as estatísticas apontam para uma perda do valor simbólico do livro e da leitura. “O interesse pela internet e redes sociais, de mais de 90% dos entrevistados da Retratos entre 14 e 39 anos, e a representação de que é possível acessar qualquer informação em sites de busca e estar o tempo todo conectado para estar atualizado e em comunicação com seus grupos, certamente contribuem para a desvalorização do livro e para o acréscimo no percentual daqueles que dizem não ter paciência para ler livros”.

via Pro-Livro

#PráticasDeLeitura

Disponível em: https://www.prolivro.org.br/2025/03/20/queda-de-praticas-de-leitura-nas-escolas-envolve-questoes-estruturais-do-sistema-de-ensino-relacoes-familiares-e-transformacoes-historicas/

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes

Pular para o conteúdo