Censura em bibliotecas públicas e escolares e ativismo bibliotecário contra livros proibidos
A resistência bibliotecária também tem sido realizada por meio da publicação de declarações e manifestos, debates e propostas de ação por meio de listas de distribuição profissionais. Da já conhecida IFLA/UNESCO de 2022 ou em Espanha a declaração da Fesabid (2023) “Um fantasma caminha pela Europa”.
Outra iniciativa tem sido o desenvolvimento de guias e recomendações para lidar com a seleção e eliminação por bibliotecários e para fornecer informações aos pais e alunos sobre como as coleções são selecionadas em uma biblioteca (OSLA, 2023).
A representatividade afro feminina na literatura infantojuvenil para uma educação decolonialista: uma produção literária sobre as Deusas africanas
Esse trabalho procura perceber o processo de produção de subjetividade da identidade em meninas negras através de uma literatura infantojuvenil que busque reforçar a cultura africana e africano-brasileira de modo positivo.
‘Cidadão de bem’ e ‘linguagem neutra’: dicionário explica origem de expressões do debate político atual
A segunda edição da obra “Termos ambíguos do debate político atual: pequeno dicionário que você não sabia que existia” trabalha com verbetes usados por pessoas de todo o espectro político brasileiro e tem duas versões: uma para jovens e outra para adultos. Ao todo, são 14 verbetes com temas que ganharam significados polêmicos como ‘família’, ‘identitarismo’ e ‘globalismo’ — seis verbetes a mais da primeira edição do dicionário, lançada em 2022.
Até alunos mais ricos no Brasil estão abaixo da média global em Matemática, aponta Pisa
“É uma queda bem menor do que a dos outros países. Muito pequena e considerada estatisticamente irrelevante pela OCDE”, diz Olavo Nogueira Filho, diretor executivo da ONG Todos Pela Educação. “É um resultado bem melhor do que esperávamos, considerando que o Brasil foi um dos países que ficou mais tempo com as escolas fechadas.”
No Brasil, 74% dos alunos relataram que o prédio da escola onde estudam ficou fechado por mais de três meses devido à covid-19. Em média, o índice foi de 51% dos estudantes relatando o mesmo cenário nos países da OCDE.
Governo quer vetar formação de professores 100% a distância
O ministro associou o combate a cursos online para formação de professores como uma das medidas para melhoria da educação brasileira e, por consequência, das médias do Brasil no Pisa. Nesta edição, o país oscilou negativamente nas três áreas avaliadas (matemática, leitura e ciências) e segue estagnado, entre os últimos colocados.
“Estamos avaliando, é estudo técnico, mas a ideia do ministério é não permitir 100% EAD. Vai ser 50%, 30%, isso vai ser definido”, disse.
Biblioteconomia contemporânea: apontamentos e perspectivas
Assim, podemos delinear três momentos que marcam as transformações da área: 1) de início, numa perspectiva que pode ser denominada como tradicional, marcada pelo viés tecnicista, pelo acúmulo de grandes coleções e pelo edifício; 2) num segundo momento, temos uma Biblioteconomia voltada ao acesso, disponibilização e compartilhamento da informação; e, 3) o terceiro momento, marca a contemporaneidade, que privilegia a utilização do espaço da biblioteca para além do suporte informacional, buscando uma atuação mais participativa, colaborativa e voltada à aprendizagem e a construção do conhecimento pelas comunidades.
Por que precisamos de bibliotecas públicas agora mais do que nunca
Uma biblioteca pública é, dependendo da sua escolha de metáfora, um ato de fé ou uma aposta. A proposição: se pudermos tornar a informação e as ideias – em suma, o conhecimento humano – facilmente acessíveis às pessoas comuns, então elas não só terão probabilidades de levar vidas mais ricas e produtivas, mas também terão mais probabilidades de contribuir para tornar a economia global comunidade mais rica e produtiva.
No que diz respeito às apostas, é bastante inteligente – e seguro. Não é certamente por acaso que, à medida que os níveis de educação e o acesso à informação aumentaram ao longo do século passado, o mesmo aconteceu com o nosso nível de vida. Além do mais, dar às pessoas acesso ao conhecimento é a melhor forma de criar ainda mais conhecimento.
Universidades espanholas antes da Agenda 2030: estratégia, visibilidade web e produção científica
Para saber qual foi a produção acadêmica sobre o objeto de estudo, foi utilizada a base de dados internacional Web of Science (WoS), concretamente a Core Collection. Esta base de dados bibliográficos abrange todos os campos de conhecimento acadêmico, uma vez que é um dos mais prestigiosos. Foi realizada a consulta limitando os artigos e as próximas palavras chaves no campo Tópico: 2030 Agenda, Sustainable Development Goals, SDG.
Dez regras simples para fazer boas apresentações orais
Regra 1: Fale com o público Regra 2: Menos é Mais Regra 3: Fale apenas quando tiver algo a dizer Regra 4: Torne a mensagem para levar para casa persistente Regra 5: Seja lógico Regra 6: Trate o chão como um palco Regra 7: Pratique e cronometre sua apresentação Regra 8: Use recursos visuais com moderação, mas de forma eficaz Regra 9: Revise o áudio e/ou vídeo de suas apresentações Regra 10: Forneça agradecimentos apropriados
Revistas: transparência e melhores práticas de publicação acadêmica
Os Princípios de Transparência e Melhores Práticas em Publicação Acadêmica devem se aplicar a todo o conteúdo publicado, incluindo edições especiais e anais de conferências. Quando as práticas se desviam dos padrões delineados, os editores devem comunicar de forma transparente os procedimentos que a revista segue.
Biblioteca como objeto de estudo nas dissertações e teses dos PPGCI (2018-2022)
A busca resultou em 74 trabalhos, sendo 50 dissertações e 24 teses. Para análise dos dados foi utilizado método de Análise de Conteúdo de Bardin (2009), obtendo-se os resultados de 74 termos presentes nos campos de busca, 58 termos relativos à frequência das palavras-chaves e doze categorias temáticas compreendendo: tipologias de Bibliotecas (universitária, escolar, pública, digital, comunitária, especializada e de prisões), bibliotecas no geral, gestão de bibliotecas, mediação da informação e leitura, representação da informação e estudo de usuários.
A indexação é processo e produto inserido em uma complexidade de fatores que envolvem a linguagem, o conhecimento e a informação. Nessa linha, a linguagem ganha destaque nessa discussão devido aos fatores linguísticos que são inerentes à terminologia, no entanto pouco se explora os diversos fundamentos da linguística na ciência da documentação, na biblioteconomia e no campo da organização do conhecimento, restringindo-se, na maior parte das abordagens, à semiologia saussureana e os padrões formalistas estabelecidos pelo positivismo lógico do Círculo de Viena, que nega a substância e a metafísica na composição da linguagem
Sustentabilidade e desenvolvimento de coleções de periódicos: desafios e inovação
O presente estudo tem como objetivo descrever a implantação de uma metodologia de avaliação das assinaturas/renovações de periódicos aplicada no Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Campinas. A metodologia criada compreende a utilização de três indicadores fundamentais – estatística de uso, relação custo por acesso e relevância dos conteúdos, os quais subsidiam a tomada de decisão sobre a manutenção, ou não, de um determinado título de periódico ou se é mais vantajosa a obtenção individual de artigos desses periódicos por meio de convênios internacionais entre bibliotecas.