Divulgação científica em instituições públicas de ensino e pesquisa científica: uso dos repositórios digitais e sua conexão com o Instagram
Verificamos com os dados obtidos nessa pesquisa que a maioria dos repositórios digitais de instituições de pesquisa científica não contempla a divulgação da ciência em seus acervos. Dos 71 repositórios identificados, apenas 10 disponibilizam materiais com esse propósito. Também constatamos que nenhum dos repositórios possui uma comunidade ou coleção dedicada exclusivamente à popularização da ciência. As iniciativas para promover objetos de divulgação científica são escassas e pouco estruturadas, faltando uma organização clara e acessível que facilite o alcance do público geral.
Em relação à conexão dos repositórios com o Instagram, concluímos, a partir das análises levantadas, que essa conexão poderia ser explorada de forma mais ativa. Durante um período de três meses de monitoramento, a maioria das postagens relacionadas a DC não tinha nenhuma conexão com objetos disponíveis nos repositórios digitais das instituições.
#Repositórios #DivulgaçãoCientífica
Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/82041

Deixe uma resposta