Histórico e Funcionamento

Histórico:

O embrião da iniciativa do “Informe-CI”, surgiu em meio as aulas da disciplina de “Tecnologias Digitais da Informação” para os alunos do 2º período de Biblioteconomia (2019/2º) da Universidade Federal de Rondônia, quando notei que os acadêmicos, em geral, apesar de conhecerem os vários recursos de informação, falhavam em buscar notícias e matérias recentes relacionados à área, de manterem-se informados sobre a Ciência da Informação. Problema que repetia-se, inclusive, com muitos dos estudantes mais avançados no Curso e profissionais formados. A partir de então comecei a divulgar alguns informes que considerava pertinentes na minha conta do Twitter.
A adesão dos alunos a conta no Twitter superou a expectativa. Eles curtiam e compartilhavam os informes e outros twitteiros interessados na Ciência da Informação também começaram a interagir! Entretanto, fui percebendo que havia ainda uma grande parte dos alunos e profissionais avessos ao Twitter, e, portanto, sem acesso aos informes.
Foram dois meses pensando em como facilitar o acesso aos conteúdos relacionados a Biblioteconomia. Em novembro, resolvi aproveitar meu Site e “repaginá-lo”, integrando-o à “Timeline” do Twitter, proporcionando aos visitantes o acesso aos tweets sem exigir o acesso efetivo a rede social. Era 11 de dezembro, quando lancei a primeira versão do site!
Após o lançamento, alguns conhecidos e amigos indicaram a possibilidade de integrar o Twitter e Site as redes sociais mais conhecidas: Facebook e Instagram. Integração que impunha alguns desafios, inclusive porque os produtos do Facebook não se integram com o Twitter. Portanto, foi necessário buscar formas de converter os Tweets em Posts no Site e integrar os posts as redes sociais e além disso, automatizar a rotina de conversão de novos tweets em postagens para as redes sociais.
Nesse processo de integração, efetivou-se a ideia “Informe-CI”. Um programa de comunicação multi plataforma e integrado, com identidade própria, para a informação dos profissionais da informação e estudantes.
A página no Facebook e perfil do Instagram, nasceram juntos, em 25 de dezembro de 2019. Depois surgiu o Canal no Telegram e o ChatBot Telegram em 20 março de 2020 e, posteriormente, o NewsLetters, em 28 março.
Muitas horas de trabalho e aprendizagem resultaram nessa criação, que, vale dizer, será ainda melhor formulada, aos poucos: revisando tags, buscando novas fontes de informação, traduzindo conteúdos pertinentes para o português e criando um site específico. 


Funcionamento

Em resumo, o funcionamento do “Informe-CI” segue o esquema abaixo:

1. Identificação e monitoramento de fontes em Ciência da Informação, a partir de sites, blogs, revistas, alguns repositórios etc (Ver recursos);
2. Leitura e seleção de notícias, matérias e publicações para elaboração dos informes;
3. Elaboração de “informes” com até 280 caracteres (Tweets) com informações, imagem e links para texto completo de matérias, notícias, artigos, ebook ou trabalhos de conclusão de cursos de Pós-graduações em Ciência da Informação etc.;
4. Sincronização automática do Tweet com a seção post do Site “Bib. Prof. Pedro Andretta”;
5. Sincronização automática do post do Site com o Perfil do Linkedin;
6. Sincronização automática do post do Site com o Canal do Telegram e o Chatbot Telegram “Informe-CI”;
7. Sincronização automática do post do Site com a Página no Facebook “Informe-CI”;
8. Elaboração automática do NewsLetters “Informe-CI” com os novos informes;
9. Elaboração de posts para o Perfil do Instragram “Informe-CI”

Fluxograma – Informe-CI


É importante ressaltar que:
Os informes são sempre atuais. Do dia, ou quando muito, da mesma semana.
Os informes podem conter links para conteúdos no idioma inglês ou espanhol. Assim recomenda-se o domínio dessas línguas ou o uso de tradutores automáticos como Google Tradutor e DeepL.
O escopo dos informes não abarcam divulgação de ofertas de trabalho, concursos e conteúdos comerciais ou dicas para concursos. Para isso recomendo, por exemplo: o Santa Biblioteconomia , Biblio Concursos ou Biblio Concurseiros .
No Site “Bib. Prof. Pedro Andretta” ficam armazenadas todos os informes, oferecendo alguns recursos adicionais, como “notícias relacionadas”, busca por “tags” e espaços para interação via  comentários.

Conheça também:
Apresentação
Catálogo de informes
Índice de Tags #

Comments are closed.