Pesquisador do Futuro: um relatório Elsevier sobre a confiança na pesquisa / ABCD-USP

Pesquisador do Futuro: um relatório Elsevier sobre a confiança na pesquisa / ABCD-USP

Pesquisador do Futuro: um relatório Elsevier sobre a confiança na pesquisa / ABCD-USP

De acordo com a Elsevier, o ritmo das descobertas científicas está se acelerando e o cenário da pesquisa está evoluindo rapidamente. Os avanços em inteligência artificial (IA), biotecnologia, sistemas quânticos e outros campos de vanguarda estão redefinindo o que é possível, enquanto a mudança nas prioridades da sociedade, as pressões econômicas e as demandas políticas estão remodelando a forma como a pesquisa é financiada, conduzida e avaliada.

Apenas 45% concordam que têm tempo suficiente para pesquisa.

– Apenas 33% esperam que o financiamento em sua área aumente nos próximos dois a três anos, sendo o otimismo mais baixo na América do Norte e na Europa.
– 68% afirmam que a pressão para publicar suas pesquisas é maior do que há dois ou três anos.
– 74% afirmam que a pesquisa revisada por pares é confiável e consideram a revisão por pares importante para a integridade da pesquisa, para construir confiança e ampliar o impacto.
Pesquisadores adotam IA rapidamente, mas precisam de apoio.

#Cientistas #Ciência #IA #IntegridadeEmPesquisa

Disponível em: https://www.abcd.usp.br/informa/relatorio-elsevier-pesquisador-do-futuro/

Deixe uma resposta

dezessete + um =

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes

Acessar o conteúdo