Monitoramento da ciência aberta na América Latina: situação, análise e tendências / Juan Miguel Palma Peña
Sem dúvida, a América Latina possui uma longa tradição de acesso aberto e está caminhando em direção a iniciativas de ciência aberta. Portanto, pode-se concluir que os resultados obtidos no monitoramento nos permitem delinear um conjunto de tendências específicas para aumentar a importância da ciência aberta em um futuro próximo, por meio dos benefícios que ela trará às comunidades acadêmicas e às sociedades, bem como por suas contribuições ao sistema de comunicação científica. Portanto, algumas conclusões a esse respeito são apresentadas a seguir:
A proteção e a formalização do acesso aberto a dados e resultados de pesquisa são um processo atual que governos, organizações de pesquisa e universidades latino-americanas precisam fortalecer, desenvolver e implementar com base em regulamentações para beneficiar as sociedades com acesso sem barreiras a esses bens.
#CiênciaAberta #AméricaLatina
Disponível em: https://www.academia.edu/128952512/Monitoreo_de_la_ciencia_abierta_en_Latinoam%C3%A9rica_situaci%C3%B3n_an%C3%A1lisis_y_tendencias

Deixe uma resposta