Calculadora de depressão’: pesquisadores gaúchos criam ferramenta online que calcula risco para doenças psiquiátricas; confira / G1
Batizada de Calculadora Transdiagnóstica SMFQ, a “calculadora de depressão” precisa que sejam respondidas 13 perguntas – como “eu me senti muito triste ou infeliz?”, “eu não consegui me divertir com absolutamente nada?” e “eu estive muito agitado?” – sobre como quem está usando a ferramenta se sentiu nas últimas duas semanas. Há três opções de resposta: “não é verdade”, “às vezes” e “verdade”.
“A ferramenta tem potencial para democratizar o acesso a métodos diagnósticos de alta complexidade, sobretudo em países de baixa e média renda como o Brasil, onde a detecção de transtornos mentais ainda é limitada”, explica o professor Maurício Hoffmann, pesquisador do Departamento de Neuropsiquiatria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
#FerramentasOnline #SaúdeMental
via Agência SP

Deixe uma resposta