IA e métricas produtivistas na ciência: uma mistura explosiva / Questão de Ciência

IA e métricas produtivistas na ciência: uma mistura explosiva / Questão de Ciência

Para evitar que se consolide um ecossistema em que a própria IA produza artigos, avalie sua qualidade, emita pareceres e identifique correlações com maior precisão e em muito menos tempo do que os humanos seriam capazes, será necessário criar mecanismos ativos de incentivo à valorização da qualidade e à formação de novos estudantes, sob o risco de termos, no futuro, gerações que nem sequer foram treinadas para distinguir o que é bom do que é ruim.

Esse cenário levanta obviamente questões de cunho ético-filosófico sobre o uso da IA, muitas das quais foram discutidas no próprio colóquio realizado no IFT. O avanço tecnológico, embora traga novas facilidades para a Humanidade, não a torna melhor do ponto de vista moral. É provável que vejamos uma aceleração tanto do que há de positivo quanto do que há de negativo – e, possivelmente, com maior velocidade para o negativo.

#IA #MásCondutasCientíficas #EscritaCientífica

via Questão de Ciência

Disponível em: https://www.revistaquestaodeciencia.com.br/artigo/2025/09/01/ia-e-metricas-produtivistas-na-ciencia-uma-mistura-explosiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo