Estudo identifica viés racial de professores brancos na avaliação escolar de estudantes pretos / Jornal da USP
As disparidades acontecem apenas em turmas lecionadas por professores brancos. Entretanto, alguns fatores podem servir para aplainar essa distância porcentual. “Eu separo um pouco pela escola e aí eu vejo que em escolas que eu tenho professores brancos e negros de matemática, esse viés também não é significativo. Ele só é estatisticamente significativo entre professores brancos em escolas que só tem professores brancos de matemática”, explica a pesquisadora Júlia Batista, enfatizando a importância de um corpo docente diverso. Quando o professor já conhece o estudante de anos anteriores, a tendência também é do viés ser atenuado.
O estudo compõe a dissertação de mestrado que foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Economia da FEA, desenvolvida sob orientação do professor Ricardo Madeira. Para averiguar a proficiência real dos estudantes do terceiro ano do ensino médio, a pesquisadora comparou as notas em sala de aula, especificamente de matemática, com a performance no Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) na mesma disciplina. As provas da avaliação externa funcionam como um “teste cego”, pois são corrigidas por máquina a partir de um gabarito.
#Professores #Racismo
via Jornal da USP
Disponível em: https://jornal.usp.br/diversidade/estudo-identifica-vies-racial-de-professores-brancos-na-avaliacao-escolar-de-estudantes-pretos/

