Centenas de periódicos acadêmicos “gratuitos” começaram a cobrar taxas / Nature

Centenas de periódicos acadêmicos “gratuitos” começaram a cobrar taxas / Nature

Centenas de periódicos acadêmicos “gratuitos” começaram a cobrar taxas / Nature

A análise, publicada como preprint no início deste ano, identificou 440 títulos que inicialmente utilizavam o modelo de acesso aberto diamante — no qual os custos de publicação são cobertos por fontes como instituições, organizações sem fins lucrativos e bibliotecas, em vez de leitores e autores —, mas que migraram para outros modelos de publicação entre 2009 e 2026.

Dos 440 títulos, 369 passaram para o acesso aberto “ouro”, modalidade em que os autores pagam uma taxa de processamento de artigo (APC); 52 adotaram o acesso aberto híbrido, no qual periódicos baseados em assinatura disponibilizam artigos individuais para leitura gratuita mediante uma taxa adicional; e 19 passaram a exigir pagamento para acesso a todo o conteúdo (paywall).

As taxas de processamento de artigo (APCs) implementadas pelos periódicos variavam de US$ 8 a US$ 5.300 e dependiam, em grande parte, do tipo de editora: aquelas que os autores classificam como “editoras profissionais” geralmente começaram a cobrar taxas mais altas, enquanto organizações de pesquisa e sociedades científicas que atuam como editoras passaram, na maioria dos casos, a cobrar valores mais baixos.

#AcessoAbertoDiamante #APC

via Nature

Disponível em: https://www.nature.com/articles/d41586-026-02818-5

Deixe uma resposta