Revistas predatórias abrem as porteiras para artigos feitos por ChatGPT / Blog do Pedlowski

Revistas predatórias abrem as porteiras para artigos feitos por ChatGPT / Blog do Pedlowski

Revistas predatórias abrem as porteiras para artigos feitos por ChatGPT / Blog do Pedlowski

Um artigo recém-publicado por Daniel Stockemer e Farah Fakri, da University of Ottawa, na revista científica PS: Political Science & Politics, publicada pela Cambridge University Press em nome da American Political Science Association, oferece evidências bastante incômodas sobre algo que há muito tempo se suspeita no mundo acadêmico: em muitas revistas predatórias, o que determina a publicação de um artigo parece ter muito menos relação com sua qualidade científica do que com a disposição do autor em participar do negócio editorial. (…)

Por isso, talvez a conclusão mais importante desse experimento seja que o problema das revistas predatórias não está apenas na cobrança de taxas de publicação. Existem excelentes revistas de acesso aberto que cobram APCs e realizam revisão por pares rigorosa. A característica essencial da predação está na transformação da publicação científica em uma relação essencialmente comercial, na qual os mecanismos que deveriam separar conhecimento cientificamente defensável de simples aparência de ciência deixam de funcionar.

#RevistasPredatórias #IA

Disponível em: https://blogdopedlowski.com/2026/08/31/revistas-predatorias-abrem-as-porteiras-para-artigos-feitos-por-chatgpt/

Deixe uma resposta