Dispositivos normativos e ensino sobre integridade em pesquisa na perspectiva da política de informação nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil / PPGCI – IBICT

Dispositivos normativos e ensino sobre integridade em pesquisa na perspectiva da política de informação nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil

No que diz respeito a uma das polêmicas da contemporaneidade que envolve e desafia a integridade em pesquisa é a Inteligência Artificial (IA), no qual essa ferramenta não pode ser considerada uma antagonista para o desenvolvimento científico e tecnológico. Pelo contrário, os recursos proporcionados pela IA quando usados de forma ética possibilitam uma miríade de descobertas e atuam como aporte para fomentar novos conhecimentos, desde que sua utilização seja de modo apropriado, levando em consideração os princípios elementares que norteiam a ética em pesquisa..

Vale ver a Figura 1 – Problemas éticos na comunicação científica: Plágio, Fatiamento, Direito autoral, Manipulação de citação, Conflito de Interesse, Falsificação dos dados, Fabricação dos dados.

#IntegridadeEmPesquisa #PPGCI

Disponível em: https://ridi.ibict.br/handle/123456789/1399

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo