EUA e Europa desafiados pela Ásia e pelo Oriente Médio: rankings da QS / University World News
A trajetória de declínio da América Latina continua, com 52% das universidades da região apresentando queda e 8% registrando melhora. Isso significa que, das 188 instituições da região incluídas no ranking, apenas nove subiram de posição este ano. No entanto, a principal instituição da região, a Universidad de Buenos Aires, manteve-se na 84ª posição e continua sendo a única universidade latino-americana entre as 100 melhores pelo segundo ano consecutivo.
Ela ocupou o primeiro lugar na América Latina em 11 dos últimos 12 anos, perdendo a liderança para a Universidade de São Paulo (USP) apenas em 2024. É seguida pela Pontificia Universidad Católica de Chile, na 119ª posição, e pela Universidade de São Paulo, na 133ª.
Embora o Brasil mantenha o ecossistema de pesquisa mais forte da região, o declínio generalizado das instituições evidencia a crescente competitividade e os desafios relacionados ao impacto das pesquisas.
#Universidades #CiênciaBrasileira #Rankings
via University World News
Disponível em: https://www.universityworldnews.com/post.php?story=20260620082137544

Deixe uma resposta