Por que os cientistas sociais buscam gerar impacto na sociedade? / LSE
O “impacto da pesquisa” tem significados diferentes para pessoas diferentes. Alguns se referem, de forma ampla, a como a ciência altera comportamentos, crenças ou práticas fora das instituições acadêmicas. Outros, a como a ciência se baseia cumulativamente em trabalhos anteriores. Outros ainda a utilizam como sinônimo de número de citações em periódicos científicos. O impacto é “complexo, sutil, difuso e multifacetado”, como observa Charlie Rapple, acumulando-se ao longo do tempo em vez de ser capturado por uma única métrica.
As nuances se tornam ainda maiores quando se observa uma perspectiva global. No Reino Unido, o Research Excellence Framework (REF) enfatiza os benefícios além da academia, enquanto as avaliações australianas têm se concentrado na colaboração com a indústria e nos resultados econômicos. No Sul Global, o impacto é frequentemente atrelado a objetivos de desenvolvimento e ao empoderamento da comunidade. Os EUA, sem uma estrutura nacional, dependem das missões institucionais e das prioridades das agências de financiamento.
#ImpactoCientífico
via LSE
Disponível em: https://blogs.lse.ac.uk/impactofsocialsciences/2025/12/10/why-do-social-scientists-pursue-societal-impact/