Home

Estantes cheias e mentes vazias / Leitura e Contexto

Estantes cheias e mentes vazias / Leitura e Contexto

Isso porque fiquei pensando no foco do texto dele, nessas pessoas que possuem uma estante cheia de belíssimos livros, com capas artisticamente enfeitadas, verdadeiras obras de artes, mas, infelizmente, são apenas itens decorativos. Essas pessoas não têm a preocupação, nem interesse, nem incentivo, nem vontade de lê-los, A finalidade é tão somente mostrar uma falsa intelectualidade e riqueza material. (…) Isso porque fiquei pensando no foco do texto dele, nessas pessoas que possuem uma estante cheia de belíssimos livros, com capas artisticamente enfeitadas, verdadeiras obras de artes, mas, infelizmente, são apenas itens decorativos. Essas pessoas não têm a preocupação, nem interesse, nem incentivo, nem vontade de lê-los, A finalidade é tão somente mostrar uma falsa intelectualidade e riqueza material.

#Leitura #Livros

Disponível em: https://leituraecontexto.blogspot.com/2025/09/estantes-cheias-e-mentes-vazias.html

Sueli Carneiro: uma trajetória de protagonismo social no Geledés / TPBCI

Sueli Carneiro: uma trajetória de protagonismo social no Geledés / TPBCI

Esta pesquisa investiga a ação do Geledés – Instituto da Mulher Negra, como dispositivo informacional, na projeção e amplificação do protagonismo social de Sueli Carneiro.  (…) A análise qualitativa revela a práxis engajada do Geledés, que rejeita a neutralidade da informação para construir a memória do povo negro e denunciar opressões estruturais como racismo e sexismo, consolidando-se como um espaço fundamental para a disseminação de conhecimento crítico e resistência política.

#Representatividade #ProtagonismoSocial #FeminismoNegro

Disponível em: https://revistas.ancib.org/tpbci/article/view/738

Mesa permanente: Bibliotecas em comunidades étnicas e revitalização das línguas indígenas / Cerlalc

Mesa permanente: Bibliotecas em comunidades étnicas e revitalização das línguas indígenas / Cerlalc

Esta primeira sessão permitiu reconhecer a diversidade de experiências na região e reafirmou que as bibliotecas em contextos étnicos devem ser construídas desde e para as comunidades. O diálogo entre países, especialistas e representantes locais evidenciou a necessidade de fortalecer políticas, coleções e processos formativos que respondam à oralidade, às línguas originárias e aos saberes próprios. Com este horizonte, a mesa se projeta como um espaço em construção que acompanhará os sistemas de bibliotecas e as comunidades na busca de modelos mais inclusivos e interculturais, orientados para a preservação e revitalização do patrimônio cultural e linguístico dos povos indígenas.

#BibliotecasIndígenas #CulturaIndígena #LínguasIndígenas

Disponível em: https://cerlalc.org/mesa-permanente-bibliotecas-en-comunidades-etnicas-y-revitalizacion-de-las-lenguas-indigenas/

Jornalistas científicos acham que o ChatGPT é ruim para resumir artigos científicos (mas será que é mesmo?) / The Distant Librarian

Jornalistas científicos acham que o ChatGPT é ruim para resumir artigos científicos (mas será que é mesmo?) / The Distant Librarian

Conforme relatado pela Ars Technica , com muitos mais detalhes no White Paper (PDF) escrito pela equipe do Science Press Package, SciPak. Não tenho motivos para duvidar das conclusões, mas tomo nota das ressalvas que aparecem no próprio artigo…

Os prompts utilizados pelos avaliadores estão listados no apêndice do artigo (pág. 9) e são uma boa ilustração de como se deve escrever um prompt se se busca um tipo específico de resposta. Infelizmente, o artigo não indica se os resultados daquele prompt mais específico foram, em geral, melhores do que os menos específicos.
Acho importante fazer seus próprios testes, porque uma das maneiras pelas quais vemos estudantes, especialmente, usarem LLMs é exatamente para esse propósito: resumir trabalhos mais longos e difíceis. Se os resumos estiverem errados, isso é obviamente preocupante, mas se estiverem certos, mas não se adequarem a um estilo específico, isso é muito menos preocupante, na minha humilde opinião, e poderia ser corrigido com melhores orientações.

#DivulgaçãoCientífica #ChatGPT

via The Distant Librarian

Disponível em: https://distlib.pival.me/science-journalists-find-chatgpt-is-bad-at-summarizing-scientific-papers-but-are-they-really/

Unesco lançará museu virtual de objetos culturais roubados / Museums Association

Unesco lançará museu virtual de objetos culturais roubados / Museums Association

O Museu de Objetos Culturais Roubados será inaugurado em 29 de setembro em Barcelona, ​​em uma conferência anual sobre políticas culturais e desenvolvimento sustentável. A Unesco, órgão da ONU que promove a cooperação internacional em educação, artes, ciências e cultura, anunciou a iniciativa pela primeira vez em 2022.

Como a primeira plataforma global desse tipo, ela usará modelagem 3D e técnicas de realidade virtual para recriar objetos culturais roubados selecionados pelos estados-membros da Unesco, aumentando a conscientização sobre o tráfico ilícito. O banco de dados da Interpol lista mais de 52.000 peças culturais roubadas, das quais cerca de 600 deverão ser exibidas no museu virtual.

#ExposiçõesVirtuais #Patrimônio #MuseusVirtuais

via Museums Association

Disponível em: https://www.museumsassociation.org/museums-journal/news/2025/09/unesco-launches-virtual-museum-of-stolen-cultural-objects/#

Sai o resultado do Prêmio CAPES Futuras Cientistas 2025 / CAPES

Sai o resultado do Prêmio CAPES Futuras Cientistas 2025 / CAPES

O objetivo da iniciativa é incentivar, valorizar e dar visibilidade a alunas, professoras e tutoras de escolas públicas estaduais, como forma de estimular o aumento da participação feminina nos espaços de desenvolvimento científico das áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática).

A premiação é fruto de parceria entre a CAPES/MEC e o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pensada para promover a participação de meninas e mulheres de todo o país.

#MulheresNaCiência

via CAPES

Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/sai-o-resultado-do-premio-capes-futuras-cientistas-2025

Declaração do Conselho Consultivo Científico sobre: ​​Ciência Aberta / ONU

Declaração do Conselho Consultivo Científico sobre: ​​Ciência Aberta / ONU

A ciência aberta — a prática de compartilhamento amplo de todas as formas de conhecimento científico — oferece benefícios cruciais para a vitalidade da pesquisa, para conectar a ciência aos formuladores de políticas e à sociedade, e para combater a desigualdade global. No entanto, as barreiras globais à colaboração científica estão aumentando em meio a contextos geopolíticos e econômicos em rápida mudança. Apelamos à comunidade global para que promova ativamente a ciência aberta em benefício de todos, sem deixar ninguém para trás.

#CienciaAberta #ONU

via ONU

Disponível em: https://www.un.org/scientific-advisory-board/en/open-science

Checklist atualizado / Pesquisa Fapesp

Checklist atualizado / Pesquisa Fapesp

A presidente do Cope, Nancy Chescheir, disse ao site Retraction Watch que a organização decidiu atualizar suas diretrizes de retratação, que não eram modificadas desde 2019, em parte devido a “um aumento no número de retratações” e “preocupações levantadas sobre a pontualidade das retratações e o processo que as antecede”. Mas os fatores mais significativos, ela informou, foram “problemas sistemáticos com o processo de revisão por pares, como as fábricas de papers”.

#Retratação

via Pesquisa Fapesp

Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/checklist-atualizado/

O valor econômico dos dados governamentais abertos: microevidências de investimentos corporativos / Sciendo

O valor econômico dos dados governamentais abertos: microevidências de investimentos corporativos / Sciendo

Os resultados indicam que dados governamentais abertos aumentam substancialmente os níveis de investimento corporativo. Uma análise mecanicista identifica três canais principais pelos quais esse efeito é mediado: alívio das restrições gerais de financiamento, redução dos custos de financiamento e expansão da escala de financiamento. Uma análise de heterogeneidade sugere que o impacto positivo é mais pronunciado em empresas estatais, empresas de alta tecnologia e empresas que enfrentam níveis elevados de incerteza macroeconômica. Além disso, a transparência dos dados governamentais melhora a capacidade de resposta do investimento corporativo às oportunidades emergentes, aumentando assim a eficiência geral do investimento corporativo.

#DadosGovernamentaisAbertos

Disponível em: https://sciendo.com/article/10.2478/jdis-2025-0047

Meninas na ciência: gestão e divulgação científica / JComAL

Meninas na ciência: gestão e divulgação científica / JComAL

Em linhas gerais, o evento Converse com(o) uma cientista foi realizado em consonância com a ideia original (Tabela 1) e houve satisfação das participantes. Contudo, as boas práticas da gestão de projetos sociais agregariam ainda mais valor à iniciativa, maximizando as oportunidades. Muitos aspectos das diferentes fases do projeto não foram adequadamente registrados, existindo somente na memória pessoal dos envolvidos. A recomendação mais geral, portanto, é a adequada documentação dos projetos de DC, pois a falta dela se configura como dificuldade para controle, replanejamento e replicação das iniciativas.

#DivulgaçãoCientífica #GestãoDaInformação

Disponível em: https://jcomal.sissa.it/article/pubid/JCOMAL_0802_2025_N01/

Deezer: 28% de toda a música disponibilizada para streaming agora é totalmente gerada por IA / Deezer

Deezer: 28% de toda a música disponibilizada para streaming agora é totalmente gerada por IA / Deezer

A Deezer, plataforma global de experiências musicais, está recebendo mais de 30.000 faixas totalmente geradas por IA todos os dias – representando mais de 28% do total entregue diariamente. A ferramenta de detecção de IA da Deezer está em operação desde o início do ano, permitindo à empresa rastrear um aumento constante de conteúdo totalmente sintético na plataforma. Em junho, a Deezer se tornou a primeira (e até agora a única) plataforma de streaming de música a marcar explicitamente músicas geradas por IA.

#Deezer #Música #IA

via Deezer

Disponível em: https://newsroom-deezer.com/2025/09/28-fully-ai-generated-music/

Relatório diz que até 70% dos streamings de música gerada por IA no Deezer são fraudulentos / The Guardian

Relatório diz que até 70% dos streamings de música gerada por IA no Deezer são fraudulentos / The Guardian

Um relatório recente da Deezer alerta que até 70% dos streamings de músicas gerados inteiramente por inteligência artificial (IA) na plataforma são fraudulentos. Esses streamings são causados ​​por bots ou outras formas de manipulação que visam inflar números e obter royalties indevidamente. Embora as faixas criadas por IA representem apenas 0,5% do total de streamings, sua presença é muito mais significativa no volume de uploads diários: cerca de 20.000 faixas por dia, representando 18% de todas as músicas enviadas.

Para lidar com essa situação, a Deezer afirma ter ferramentas capazes de identificar com precisão o conteúdo produzido por modelos como Suno e Udio. As faixas detectadas como totalmente artificiais são explicitamente rotuladas, excluídas das recomendações algorítmicas e listas editoriais, e os streamings fraudulentos que geram não são contabilizados para o pagamento de royalties.

#Streaming #Deezer #Bots #Música

via The Guardian

Disponível em: https://www.theguardian.com/technology/2025/jun/18/up-to-70-of-streams-of-ai-generated-music-on-deezer-are-fraudulent-says-report

Mediação da informação em museus: concepções a partir dos textos da exposição / Thiago Giordano

Mediação da informação em museus: concepções a partir dos textos da exposição / Thiago Giordano

“Mediação da informação em museus: concepções a partir dos textos da exposição” investiga como os discursos escritos presentes em exposições moldam experiências, constroem sentidos e medeiam relações entre patrimônio e público. A obra analisa o papel dos textos museográficos como instrumentos de mediação da informação, destacando seu potencial de aproximar saberes, estimular reflexões e democratizar o acesso à cultura. Fundamentado em aportes teóricos da Ciência da Informação e da Museologia, o livro examina concepções de mediação aplicadas ao contexto museal, evidenciando a dimensão política, cognitiva e afetiva dos textos expositivos. 

#MediaçãoDaInformação #Museus #Exposições

Disponível em: http://eprints.rclis.org/47142/

Quando a biblioteca não aceita uma doação / Biblogtecários

Quando a biblioteca não aceita uma doação / Biblogtecarios

É louvável que pessoas que desejam se desfazer de seus livros considerem as bibliotecas; no entanto, nem sempre é possível recebê-los sem comprometer a qualidade dos serviços. Oferecer uma solução aos usuários nesses casos também é parte obrigatória do serviço de biblioteca. Uma boa solução são sites que aceitam doações para fins sociais, ou mesmo aqueles que compram livros, permitindo-lhes obter uma certa quantia inesperada. Ter uma lista de alternativas para oferecer aos doadores facilita o trabalho diário das bibliotecas e melhora sua imagem entre os usuários, bem como seu nível de satisfação.

(Uma pena não ter iniciativas de recebimento de doação como as indicadas: DonarLibros.es, Los livros del Norte, Libros Hércules, Reciclibros, Momox, Releo… )

#Doação

Disponível em: https://www.biblogtecarios.es/robertosoto/cuando-la-biblioteca-no-acepta-una-donacion/

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes

Ir para o conteúdo