Home

A História do livro : marcos e transformações, por Ana Lúcia Merege / Divulga-CI

A História do livro : marcos e transformações, por Ana Lúcia Merege / Divulga-CI

““A História do livro” reúne os 38 textos que publiquei sobre o assunto durante a pandemia de COVID-19, como parte das minhas atribuições na Fundação Biblioteca Nacional. A escolha do tema, o processo de escrita e o formato adotado para a obra refletem não apenas minha trajetória profissional, mas também alguns dos interesses que me acompanham desde a adolescência”, recorda a bibliotecária Ana Merege, da Biblioteca Nacional.

#HistóriaDoLivro

via Divulga-CI

Disponível em: https://www.divulgaci.labci.online/v-3-n-10-out-2025/a-historia-do-livro-marcos-e-transformacoes-por-ana-lucia-merege/

Um guia prático para incorporar IA em revisões sistemáticas / BiblioGeTAFE

Um guia prático para incorporar IA em revisões sistemáticas / BiblioGeTAFE

A inteligência artificial (IA) pode acelerar e fortalecer fases específicas de uma revisão sistemática (RS), mas não substitui o julgamento metodológico ou a verificação humana. Este guia resume quando e como usar a IA com segurança, qual supervisão aplicar e como documentar seu uso em protocolos e manuscritos. Trata-se de um guia prático e aplicado para equipes de revisão sistemática que desejam começar a incorporar ferramentas de IA de forma responsável, em consonância com a Declaração Conjunta Cochrane-Campbell-JBI-CEE e as recomendações RAISE.

#Guias #RevisãoSistemática #IA

via BiblioGETAFE

Disponível em: https://bibliogetafe.com/2025/11/11/guia-practica-para-incorporar-ia-en-revisiones-sistematicas/

A COP30 começa: Cultura, Adaptação e Integridade da Informação são temas-chave para a área bibliotecária / IFLA – ABCD-USP

A COP30 começa: Cultura, Adaptação e Integridade da Informação são temas-chave para a área bibliotecária / IFLA – ABCD-USP

urante as próximas duas semanas, formuladores de políticas climáticas e ativistas estarão reunidos em Belém, Brasil, para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

Nos últimos anos, a IFLA tem trabalhado para ajudar o setor bibliotecário global a defender seu papel na luta contra as mudanças climáticas. Quais foram os sucessos alcançados e o que isso significa no contexto das negociações da COP30?

#COP30 #IFLA

via IFLA / ABCD-USP

Disponível em: https://www.abcd.usp.br/informa/cop-30-ifla-bibliotecas/

A Biblioteca Star Wars: Levando os leitores a uma galáxia muito, muito distante / 1000 Libraries

A Biblioteca Star Wars: Levando os leitores a uma galáxia muito, muito distante / 1000 Libraries

Durante décadas, Star Wars cativou gerações com histórias de Jedi, Sith e aventuras intergalácticas. Agora, esse mesmo universo ganhou uma forma totalmente nova, não nas telonas, mas sim dentro do Terminal 3 do Aeroporto de Changi. É mais do que uma biblioteca. É uma experiência. E para qualquer pessoa que ame histórias, seja criança ou adulto, é uma aventura à espera de acontecer.
Como parte das comemorações do seu 30º aniversário, o Conselho Nacional de Bibliotecas de Singapura (NLB) decidiu fazer algo extraordinário. Em colaboração com a Disney e o Grupo Aeroportuário de Changi, inaugurou a primeira Biblioteca Pop-Up de Star Wars do país.

#StarWars #Bibliotecas

via 1000 Libraries

Disponível em: https://magazine.1000libraries.com/the-star-wars-library-taking-readers-to-a-galaxy-far-far-away/

Artigos sobre Ciência Aberta que toda Wikipédia deveria ter / Wikimedia

Artigos sobre Ciência Aberta que toda Wikipédia deveria ter / Wikimedia

Durante a Wikimania 2025, conheci Nina após um painel sobre Ciência Aberta que realizamos com Eric Luth (Wikimedia Suécia) e Melissa Hagemann (BOAI, Creative Commons). Nina sugeriu que eu criasse uma lista de artigos sobre Ciência Aberta que toda Wikipédia deveria ter. Depois de voltar do Quênia, trocamos alguns e-mails e começamos a trabalhar nisso.

Usando uma lista inicial compilada por Nina, comecei a criar esta tabela com base no Wikidata, que ainda está sendo expandida e não está finalizada. Seguindo a recomendação da UNESCO, os idiomas incluídos são os idiomas oficiais da ONU, aos quais adicionei o alemão e o português. Além de conceitos, regulamentações e organizações, acredito ser importante destacar iniciativas emergentes do Sul Global, e por isso algumas delas estão incluídas nesta lista.

#CiênciaAberta #Wikipedia

via Wikimedia

Disponível em: https://meta.wikimedia.org/wiki/User:Ucriesidelplata/Open_Science

A Wikipédia recomenda que as empresas de IA usem sua API paga e parem de extrair dados de outros sistemas / Tech Crunch

A Wikipédia recomenda que as empresas de IA usem sua API paga e parem de extrair dados de outros sistemas / Tech Crunch

Em uma postagem no blog, a Fundação Wikimedia, organização responsável pela popular enciclopédia online, fez um apelo aos desenvolvedores de IA para que usem seu conteúdo de forma “responsável”, garantindo que suas contribuições sejam devidamente atribuídas e que o conteúdo seja acessado por meio de seu produto pago, a plataforma Wikimedia Enterprise.

O produto pago, que exige adesão opcional, permite que empresas usem o conteúdo da Wikipédia em larga escala sem “sobrecarregar severamente os servidores da Wikipédia”, explica a postagem da Fundação Wikimedia. Além disso, a natureza paga do produto permite que empresas de IA apoiem a missão sem fins lucrativos da organização.

#Wikipedia #LLMs

via Tech Crunch

Disponível em: https://techcrunch.com/2025/11/10/wikipedia-urges-ai-companies-to-use-its-paid-api-and-stop-scraping/

Orçamento para biblioteca / Leitura e Contexto

Orçamento para biblioteca / Leitura e Contexto

Vamos considerar a existência de um orçamento próprio, para falar de como deve ser a sua gestão. A preparação do orçamento para a compra de livros é uma atividade estratégica na gestão de uma biblioteca. Para garantir que seja eficiente e alinhado às necessidades do acervo e dos usuários, deve-se seguir uma série de atitudes e procedimentos. Aqui está um guia com os passos essenciais.

#FormaçãoDeColeções

via Leitura e Contexto

Disponível em: https://leituraecontexto.blogspot.com/2025/11/orcamento-para-biblioteca.html

Amazônia IA

Amazônia IA

A Amazônia IA é a Inteligência Artificial do Brasil. Um modelo de linguagem grande (LLM) com potência computacional no mesmo nível dos maiores modelos do mundo. Com uma grande diferença. A Amazônia IA nasceu no Brasil. Criado por pesquisadores brasileiros, nativo em português, treinado com toda cultura, riqueza natural e criatividade brasileiras.

#LLMs #Amazônia #IA

Disponível em: https://amazoniaia.com.br/

De volta ao básico: orientações para formular boas perguntas de pesquisa / Research in Social and Administrative Pharmacy

De volta ao básico: orientações para formular boas perguntas de pesquisa / Research in Social and Administrative Pharmacy

A boa ciência é impulsionada por perguntas rigorosas. Assim como os alicerces de uma casa, uma pergunta de pesquisa deve ser cuidadosamente elaborada para evitar problemas subsequentes na execução do projeto. No entanto, pesquisadores e acadêmicos da área farmacêutica em todos os estágios da carreira podem encontrar dificuldades ao desenvolver perguntas de pesquisa. O objetivo deste comentário é fornecer orientações úteis sobre como formular e avaliar perguntas de pesquisa rigorosas. Diversas estruturas, como o PICO (Paciente/população; Intervenção; Comparação; Desfecho), estão disponíveis para os pesquisadores e podem auxiliá-los a garantir que sua pergunta de pesquisa abranja todos os componentes relevantes. Além disso, os critérios FINER (Viável; Interessante; Inovador; Ético; e Relevante) podem ajudar os pesquisadores a avaliar suas perguntas de pesquisa considerando aspectos práticos.

#MetodologiaDaPesquisa

Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1551741123003741

A formatação da prova afeta o desempenho dos estudantes? Evidências do Enem (2016) / Educação e Pesquisa

A formatação da prova afeta o desempenho dos estudantes? Evidências do Enem (2016) / Educação e Pesquisa

Este artigo analisa o impacto da posição em que as questões são apresentadas sobre o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Brasil em 2016. A partir de uma amostra de 4.427.790 casos, calculamos o índice de acerto por questão para os diferentes cadernos de prova da área de Matemática e suas Tecnologias. Os resultados indicam a presença do efeito fadiga na prova do Enem 2016, ou seja, a ordem de apresentação das questões afeta a proporção de respostas corretas, que diminui à medida que o item é apresentado mais próximo do final da prova. 

#Enem

Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248241713por

“Como está indo sua tese?” – Perspectivas de estudantes de doutorado sobre saúde mental e estresse no meio acadêmico / PlosOne

“Como está indo sua tese?” – Perspectivas de estudantes de doutorado sobre saúde mental e estresse no meio acadêmico / PlosOne

Nossos resultados revelaram que um terço dos participantes estava acima do limite para depressão e que fatores como estresse percebido e insegurança foram importantes preditores do estado de saúde mental de estudantes de doutorado. Além disso, constatamos que a insegurança no trabalho e a baixa satisfação profissional foram preditores de estresse e ansiedade. Muitos participantes do nosso estudo relataram trabalhar mais do que em tempo integral, mesmo estando empregados em tempo parcial. É importante ressaltar que a supervisão inadequada teve um efeito negativo na saúde mental dos estudantes de doutorado. Os resultados do estudo estão em consonância com investigações anteriores sobre saúde mental no meio acadêmico, que também revelam níveis significativos de depressão e ansiedade entre estudantes de doutorado.

#SaúdeMental #PósGraduação

Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0288103

Qual é a aparência de uma cientista? As crianças estão desenhando mulheres mais do que nunca / Science

Qual é a aparência de uma cientista? As crianças estão desenhando mulheres mais do que nunca / Science

Nas décadas de 1960 e 1970, menos de 1% dos estudantes retratavam cientistas como mulheres. Mas a porcentagem de mulheres nos desenhos de “desenhe um cientista” — como o da imagem, feito por uma menina da terceira série em San Antonio, Texas — aumentou ao longo do tempo, chegando a cerca de 34% em 2016. E os números são ainda mais impressionantes quando se observam os desenhos feitos por meninas: cerca de 1% desenhava mulheres nas duas primeiras décadas — mas na última década, mais da metade desenhou mulheres, relatam pesquisadores na revista Child Development.

#MulheresNaCiência

Disponível em: https://www.science.org/content/article/what-does-scientist-look-children-are-drawing-women-more-ever

Estudos biblioteconômicos e de informação na Ibero-América: análise a partir da produção científica / Investigación Bibliotecológica

Estudos biblioteconômicos e de informação na Ibero-América: análise a partir da produção científica / Investigación Bibliotecológica

Adota-se uma abordagem descritiva, longitudinal e retrospectiva, utilizando métodos teóricos como as abordagens analítico-sintética, histórico-lógico, indutivo-dedutiva e sistêmico-estrutural, bem como métodos empíricos como a análise documental clássica e a bibliometria, para analisar 8.951 documentos indexados na Web of Science entre 2014 e 2024. A produção científica demonstra um crescimento exponencial desde 2018, evidenciando a importância das colaborações interinstitucionais e da especialização temática dentro da área. As principais áreas de foco incluem ciência da informação, biblioteconomia, história e ciência da computação. As instituições mais produtivas estão localizadas no Brasil, na Espanha e no México. Concluímos que a produção científica na América Latina reflete um campo em desenvolvimento, interconectado com a teoria e a prática da gestão da informação.

#ProduçãoCientífica #CI #Biblioteconomia

Disponível em: https://digibug.ugr.es/handle/10481/107799

Atenção online para a produção científica de repositórios institucionais brasileiros

Atenção online para a produção científica de repositórios institucionais brasileiros

A distribuição das instituições que mantêm repositórios institucionais compreende 81 repositórios vinculados a universidades públicas, 44 a instituições privadas, 33 a instituições públicas de pesquisa e 26 a Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. No entanto, apenas 11 desses repositórios, representando 42,3%, possuem dados de engajamento disponíveis no Altmetric Explorer. (…) A análise do engajamento online revelou disparidades significativas entre os repositórios institucionais examinados. O repositório institucional da UNESP destacou-se com 86,5% do total de menções no corpus analisado. A rede social X (anteriormente Twitter) é a rede social mais utilizada para o compartilhamento de publicações disponíveis em repositórios institucionais.

#Altimetria #Repositórios

Disponível em: https://biblios.pitt.edu/ojs/biblios/article/view/1303

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes

Acessar o conteúdo