Revistas predatórias e ciência de baixo impacto: cortando o mal pela raiz

Revistas predatórias e ciência de baixo impacto: cortando o mal pela raiz

O mundo acadêmico está vivendo uma revolução sem precedentes. Foi-se o tempo em que pesquisadores submetiam um artigo científico para uma revista científica de forma gratuita, e os editores da revista cuidadosamente selecionavam apenas o material que julgassem ser de maior qualidade para publicação, já que a revista arcaria com custos de produção e impressão. Nesse modelo antigo, a qualidade do material publicado e a “tradição” da revista eram essenciais para que editoras pudessem vender assinaturas e recuperar seu investimento na produção do material publicado.

via Jornal da USP

#ComunicaçãoCientífica #RevistasPredatórias #Peródicos

Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/revistas-predatorias-e-ciencia-de-baixo-impacto-cortando-o-mal-pela-raiz/

O crescimento explosivo da fraude impulsionada pela IA

O crescimento explosivo da fraude impulsionada pela IA

Donald Trump posando com eleitores negros ou o Papa com uma jaqueta estilo puffer: vídeos, fotos e áudios enganosos criados com sistemas de inteligência artificial (IA) se espalharam em diversas plataformas da internet. Com os ajustes certos, qualquer pessoa pode criar imagens aparentemente realistas ou fazer com que as vozes de figuras proeminentes da política ou do entretenimento digam o que quiserem.

via Statista

#Deepfakes

Disponível em: https://es.statista.com/grafico/31907/paises-con-mayores-aumentos-de-casos-de-fraude-de-deepfake/

ChatGPT vs. Microsoft Copilot: quais são as diferenças?

ChatGPT vs. Microsoft Copilot: quais são as diferenças?

Ambas as plataformas estão disponíveis gratuitamente, mas oferecem planos pagos para liberar mais recursos. No ChatGPT, a categoria Plus custa US$ 20 ao mês e oferece tanto o GPT-4 como ferramentas extras, incluindo o Dall-E.

#ChatGPT #CoPilot

via Olhar Digital

Disponível em: https://olhardigital.com.br/2024/03/18/internet-e-redes-sociais/chatgpt-vs-microsoft-copilot-quais-sao-as-diferencas/

Os Manifestos da UNESCO sobre a biblioteca pública, 1972-2022

Os Manifestos da UNESCO sobre a biblioteca pública, 1972-2022

O Manifesto IFLA/UNESCO 2022 é provavelmente um texto de transição. Na articulação das missões para a biblioteca pública contida no Manifesto há uma tensão subjacente do futuro numa atenção preocupada ao presente. É uma das mensagens mais significativas, que talvez pudesse ter sido tornada mais clara e intensa com uma integração mais estreita entre as diferentes missões da biblioteca pública e uma integração mais forte da rica tradição da UNESCO em políticas educativas, patrimônio cultural, diálogo intercultural, desenvolvimento Humano.

#BibliotecasPúblicas

Disponível em: https://aibstudi.aib.it/article/view/14011

Desinformação na Pandemia: análise da influência nas declarações de Bolsonaro

Desinformação na Pandemia: análise da influência nas declarações de Bolsonaro

Para combater a desinformação, o estudo propõe a implementação de políticas de transparência nas plataformas sociodigitais, juntamente com um controle mais rigoroso na gestão dos dados. Destacando a necessidade de submeter a lógica política e capitalista desse cenário às regras do bem viver, ética e cidadania.

via Divulga-CI

#Desinformação #Pandemia #GovernoBolsonaro

Disponível em: https://www.divulgaci.labci.online/v-2-n-2-fev-2024/desinformacao-na-pandemia-analise-da-influencia-nas-declaracoes-de-bolsonaro/

Dados de proibição de livros

Dados de proibição de livros

Possivelmente o mais preocupante é a revelação de que títulos que representam as vozes e experiências vividas de indivíduos LGBTQIA+ e BIPOC representaram 47% dos alvos em tentativas de censura. Esta estatística sublinha o impacto desproporcional da censura sobre comunidades marginalizadas e destaca a necessidade urgente de defender seu direito à expressão e representação.

#Censura

via BiblioDados

Disponível em: http://bibliodados.blogspot.com/2024/03/dados-de-proibicao-de-livros.html

Combatendo as Deepfakes

Combatendo as Deepfakes

Deepfakes são vídeos, áudio ou imagens que foram manipulados usando inteligência artificial (IA), muitas vezes para criar, substituir ou alterar rostos ou sintetizar fala. Eles podem parecer autênticos aos olhos e ouvidos humanos. Têm sido utilizados de forma maliciosa, por exemplo, para tentar influenciar eleições e para criar pornografia não consensual. Para combater tais abusos, podem ser utilizadas tecnologias para detectar deepfakes ou permitir a autenticação de meios genuínos.

#Deepfakes

Disponível em: https://www.gao.gov/assets/d24107292.pdf

Estudos de usuários no sistema de informação museal

Estudos de usuários no sistema de informação museal: uma proposta para a adequação da oferta informacional em museus à luz de usuários invisibilizados

Como parte dos resultados da tese, foram levantadas 37 barreiras, responsáveis por afastar o público invisibilizado do sistema de informação museal, tendo-se como exemplo: i) o uso excessivo de jargões e linguagem complexa desses espaços; ii) a oferta informacional incompatível com todos os seus diferentes usuários e seus níveis de recepção cultural; iii) aos textos sintetizados que resultam em uma dificuldade de compreensão das coleções; iv) a uma desatualização das informações disseminadas; v) a informação não acessível para portadores de necessidades especiais; vi) a falta de aparatos informacionais como etiquetas e legendas, etc.

#Museus #EstudosDeUsuários

Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/65895

O panorama dos serviços de dados de pesquisa em instituições de ensino superior nos Estados Unidos e no Canadá

O panorama dos serviços de dados de pesquisa em instituições de ensino superior nos Estados Unidos e no Canadá

Os serviços de dados de pesquisa – ofertas de apoio que permitem e melhoram a investigação com utilização intensiva de dados – têm atraído atenção sustentada dos prestadores de serviços de apoio à investigação em bibliotecas durante quase duas décadas. Devido ao papel crítico que desempenham no apoio à pesquisa em campi universitários em todo o país, particularmente em universidades de investigação intensiva, os serviços de dados de pesquisa tornaram-se mais recentemente uma área central de preocupação para um número crescente de partes interessadas, incluindo gabinetes de investigação, TI de campus e outras unidades envolvidas no empreendimento de investigação

#GestãoDeDadosDePesquisa #DadosDePesquisa

Disponível em: https://sr.ithaka.org/wp-content/uploads/2024/03/SR-Report-Research-Data-Services-Landscape-US-Canada-03142024.pdf

Tentativas de censurar livros aceleraram nos Estados Unidos no último ano

Tentativas de censurar livros aceleraram nos Estados Unidos no último ano

No último ano, 4.240 títulos individuais foram alvo de remoção de bibliotecas, um aumento em relação aos 2.571 títulos em 2022, de acordo com um relatório divulgado na quinta-feira pela associação.

via Folha S. Paulo

#Censura

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2024/03/tentativas-de-censurar-livros-aceleraram-em-2023-nos-estados-unidos.shtml

Justiça suspende decisão que proibia dona do Facebook de usar o nome ‘Meta’ no Brasil

Justiça suspende decisão que proibia dona do Facebook de usar o nome ‘Meta’ no Brasil

Ao analisar recurso da Meta, o desembargador Heraldo de Oliveira presidente da seção de direito privado do TJ-SP, considerou que há risco de dano de difícil reparação caso a empresa seja obrigada a cumprir a decisão anterior e deixar de usar a marca, uma vez que há possibilidade de reverter o caso em instâncias superiores na Justiça.

via Exame

#Meta

Disponível em: https://exame.com/brasil/justica-suspende-decisao-que-proibia-dona-do-facebook-de-usar-o-nome-meta-no-brasil/

A divertida iniciativa de uma biblioteca para animar seus usuários por meio de fotos de gatos

A divertida iniciativa de uma biblioteca para animar seus usuários por meio de fotos de gatos

A Biblioteca Pública de Worcester , em Massachusetts, Estados Unidos , criou uma maneira engenhosa de incentivar os usuários a retornarem aos seus serviços. No programa March Meowness , aqueles que perderam ou danificaram livros podem reativar suas contas mostrando uma foto, desenho ou recorte de revista de um gato .

via La Vanguardia

#Gatos #Multas #ProdutosEServiços

Disponível em: https://www.lavanguardia.com/mascotas/20240305/9536326/divertida-iniciativa-biblioteca-animar-usuarios-mediante-fotos-gatos-pmv.html

Educação em informação: uma proposição terminológica e conceitual

Educação em informação: uma proposição terminológica e conceitual

Conclui que a educação em informação é um processo no qual o sujeito social utiliza os aportes recebidos da educação para construir sentido e realizar uma avaliação crítica da realidade construindo a informação.

#CoInfo

Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/67651

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes

Pular para o conteúdo