Arquivos de 30 de setembro de 2025

Fatores para aumentar a visibilidade em repositórios digitais: metadados, interoperabilidade, identificadores persistentes e otimização SEO-GEO / Comunicación digital. Tendencias y buenas prácticas

Fatores para aumentar a visibilidade em repositórios digitais: metadados, interoperabilidade, identificadores persistentes e otimização SEO-GEO / Comunicación digital. Tendencias y buenas prácticas

Este capítulo do livro explora cinco estratégias-chave para melhorar a capacidade de descoberta de repositórios: otimizar a qualidade dos metadados, habilitar protocolos de interoperabilidade, adotar identificadores persistentes, implementar estratégias de otimização para mecanismos de busca (SEO) e adotar a otimização generativa para mecanismos de busca (GEO). Por meio de análises detalhadas e recomendações práticas, este artigo destaca como metadados padronizados, vocabulários controlados e identificadores persistentes, como DOIs, Handles e ARKs, contribuem para melhorar a capacidade de descoberta. Este capítulo também enfatiza a importância de alinhar os repositórios com as tecnologias da web em evolução e mecanismos baseados em IA para garantir que o conteúdo permaneça acessível, rastreável e integrado às experiências de busca dos usuários.

#Repositórios #SEO #GEO #Metadados #Interoperabilidade #IdentificadoresPersistentes

Disponível em: https://www.scimagoepi.com/wp-content/uploads/2025/09/09_Reyes_Rovira_Morales.pdf

Catalogação não MARC: o que você (e sua organização) precisam saber / Catalogue and Index

Catalogação não MARC: o que você (e sua organização) precisam saber / Catalogue and Index

Se você trabalha em uma organização que não importa nem exporta metadados para um sistema compartilhado (ou de fornecedores de metadados), há quatro coisas que você se beneficiará se fizer:

  1. Ser consistente na forma como usa os campos.
  2. Verificar como as coisas são exibidas na tela que seus usuários veem e em quaisquer relatórios que eles geram.
  3. Estar ciente do potencial de importação de metadados, caso seja necessário fazê-lo no futuro.
  4. Estar ciente de como você exportará seus metadados se e quando precisar migrar para outro sistema. Esta lista de verificação, que escrevi originalmente como um download gratuito para comemorar meu quinto aniversário como Iniciante em Catalogação, foi projetada para ser útil nessas quatro necessidades.

#Catalogação #MARC

Disponível em: https://journals.cilip.org.uk/catalogue-and-index/article/view/800/696

IA e o futuro da revisão acadêmica por pares / Arxiv

IA e o futuro da revisão acadêmica por pares / Arxiv

 Neste artigo, mapeamos os objetivos e os modos de falha persistentes da revisão por pares para aplicações específicas de LLM e analisamos sistematicamente as objeções que eles levantam, juntamente com salvaguardas que poderiam tornar seu uso aceitável. Com base em evidências emergentes, demonstramos que a assistência direcionada e supervisionada em LLM pode, plausivelmente, melhorar a detecção de erros, a pontualidade e a carga de trabalho do revisor, sem deslocar o julgamento humano. Destacamos arquiteturas avançadas, incluindo sistemas de ajuste fino, recuperação aumentada e multiagentes, que podem permitir uma revisão mais confiável, auditável e interdisciplinar. Argumentamos que considerações éticas e práticas não são periféricas, mas constitutivas: a legitimidade da revisão por pares assistida por IA depende tanto de escolhas de governança quanto de capacidade técnica. O caminho a seguir não é a adoção acrítica nem a rejeição reflexiva, mas pilotos cuidadosamente planejados com métricas de avaliação explícitas, transparência e responsabilização.

#RevisãoPorPares #IA #Tendências

Disponível em: https://www.arxiv.org/abs/2509.14189

Mapeamento do conhecimento da gestão de dados de pesquisa / Record and Library Journal

Mapeamento do conhecimento da gestão de dados de pesquisa / Record and Library Journal

Os dados foram recuperados do banco de dados Scopus da Elsevier em agosto de 2023. O estudo conduz análise bibliométrica para examinar a distribuição geográfica, o meio de publicação, as tendências de autoria e as métricas de desempenho dentro do campo. Resultados: O conjunto de dados abrange de 1977 a 2023, com um aumento nas publicações excedendo dez por ano a partir de 2012, totalizando 684 documentos em vários idiomas e tipos de referência. O estudo identifica quatro grupos de pesquisa derivados desses documentos, destacando temas-chave, a saber: serviços de GDP, compartilhamento de dados, sistemas de informação e gerenciamento de dados.

#GestãoDeDadosDePesquisa #ProduçãoCientífica

Disponível em: https://e-journal.unair.ac.id/RLJ/article/view/64578

Amazônia perdeu 50 milhões de hectares em 40 anos e se aproxima do não retorno, diz Mapbiomas / Exame

Amazônia perdeu 50 milhões de hectares em 40 anos e se aproxima do não retorno, diz Mapbiomas / Exame

A Amazônia perdeu quase 50 milhões de hectares de florestas nas últimas quatro décadas, segundo dados do MapBiomas divulgados nesta segunda-feira, 15. O levantamento, baseado em análises de imagens de de satélite, revela que entre 1985 e 2024 o bioma perdeu 52 milhões de hectares de vegetação nativa — uma redução de 13% em sua cobertura original.

O avanço das pastagens liderou essa expansão, com crescimento de 43,8 milhões de hectares. As áreas de pasto saltaram de 12,3 milhões de hectares em 1985 para 56,1 milhões em 2024 — alta de 355%.

Rondônia se destaca como o estado com maior conversão de vegetação nativa em pastagens, que passaram de 7% do território estadual em 1985 para 37% em 2024. O estado também apresenta a menor proporção de vegetação nativa na Amazônia (60%), seguido por Mato Grosso (62%), Tocantins (65%) e Maranhão (67%).

#Amazônia #Desmatamento

via Exame

Disponível em: https://exame.com/esg/amazonia-perdeu-50-milhoes-de-hectares-em-40-anos-e-se-aproxima-do-nao-retorno-diz-mapbiomas/

Vamos conversar sobre o futuro da sala de aula? / Jornal da UNICAMP

Vamos conversar sobre o futuro da sala de aula? / Jornal da UNICAMP

A pergunta que me tenho feito é a seguinte: se o conhecimento está em toda parte, acessível facilmente para quem quiser acessar, e a IA se torna uma parceira do ensino e do aprendizado, qual é a função da sala de aula? Se o professor se limitar a repetir conteúdos disponíveis em livros-textos e em qualquer site ou a reproduzir explicações que a IA faz melhor, mais rápido e de forma personalizada, a sala de aula – a aula – tal como a conhecemos perde sentido. Se o professor se limitar ao papel tradicional de transmitir conhecimento, será facilmente substituível.

O novo papel possível é outro: ser mediador, curador, provocador de perguntas, crítico das respostas fáceis. O professor deixa de ser o guardião do conhecimento e passa a ser o orientador do processo de construção, ajudando os estudantes a navegar em meio ao excesso de informações, a avaliar a confiabilidade das fontes e a cultivar a capacidade crítica. O problema é que ainda não sabemos muito bem como desempenhar esse papel.

#Professores #Ensino #Tendências

via Jornal da UNICAMP

Disponível em: https://jornal.unicamp.br/artigo/2025/09/26/antonio-marcio-buainain/vamos-conversar-sobre-o-futuro-da-sala-de-aula/

Estantes cheias e mentes vazias / Leitura e Contexto

Estantes cheias e mentes vazias / Leitura e Contexto

Isso porque fiquei pensando no foco do texto dele, nessas pessoas que possuem uma estante cheia de belíssimos livros, com capas artisticamente enfeitadas, verdadeiras obras de artes, mas, infelizmente, são apenas itens decorativos. Essas pessoas não têm a preocupação, nem interesse, nem incentivo, nem vontade de lê-los, A finalidade é tão somente mostrar uma falsa intelectualidade e riqueza material. (…) Isso porque fiquei pensando no foco do texto dele, nessas pessoas que possuem uma estante cheia de belíssimos livros, com capas artisticamente enfeitadas, verdadeiras obras de artes, mas, infelizmente, são apenas itens decorativos. Essas pessoas não têm a preocupação, nem interesse, nem incentivo, nem vontade de lê-los, A finalidade é tão somente mostrar uma falsa intelectualidade e riqueza material.

#Leitura #Livros

Disponível em: https://leituraecontexto.blogspot.com/2025/09/estantes-cheias-e-mentes-vazias.html

Sueli Carneiro: uma trajetória de protagonismo social no Geledés / TPBCI

Sueli Carneiro: uma trajetória de protagonismo social no Geledés / TPBCI

Esta pesquisa investiga a ação do Geledés – Instituto da Mulher Negra, como dispositivo informacional, na projeção e amplificação do protagonismo social de Sueli Carneiro.  (…) A análise qualitativa revela a práxis engajada do Geledés, que rejeita a neutralidade da informação para construir a memória do povo negro e denunciar opressões estruturais como racismo e sexismo, consolidando-se como um espaço fundamental para a disseminação de conhecimento crítico e resistência política.

#Representatividade #ProtagonismoSocial #FeminismoNegro

Disponível em: https://revistas.ancib.org/tpbci/article/view/738

Mesa permanente: Bibliotecas em comunidades étnicas e revitalização das línguas indígenas / Cerlalc

Mesa permanente: Bibliotecas em comunidades étnicas e revitalização das línguas indígenas / Cerlalc

Esta primeira sessão permitiu reconhecer a diversidade de experiências na região e reafirmou que as bibliotecas em contextos étnicos devem ser construídas desde e para as comunidades. O diálogo entre países, especialistas e representantes locais evidenciou a necessidade de fortalecer políticas, coleções e processos formativos que respondam à oralidade, às línguas originárias e aos saberes próprios. Com este horizonte, a mesa se projeta como um espaço em construção que acompanhará os sistemas de bibliotecas e as comunidades na busca de modelos mais inclusivos e interculturais, orientados para a preservação e revitalização do patrimônio cultural e linguístico dos povos indígenas.

#BibliotecasIndígenas #CulturaIndígena #LínguasIndígenas

Disponível em: https://cerlalc.org/mesa-permanente-bibliotecas-en-comunidades-etnicas-y-revitalizacion-de-las-lenguas-indigenas/

Jornalistas científicos acham que o ChatGPT é ruim para resumir artigos científicos (mas será que é mesmo?) / The Distant Librarian

Jornalistas científicos acham que o ChatGPT é ruim para resumir artigos científicos (mas será que é mesmo?) / The Distant Librarian

Conforme relatado pela Ars Technica , com muitos mais detalhes no White Paper (PDF) escrito pela equipe do Science Press Package, SciPak. Não tenho motivos para duvidar das conclusões, mas tomo nota das ressalvas que aparecem no próprio artigo…

Os prompts utilizados pelos avaliadores estão listados no apêndice do artigo (pág. 9) e são uma boa ilustração de como se deve escrever um prompt se se busca um tipo específico de resposta. Infelizmente, o artigo não indica se os resultados daquele prompt mais específico foram, em geral, melhores do que os menos específicos.
Acho importante fazer seus próprios testes, porque uma das maneiras pelas quais vemos estudantes, especialmente, usarem LLMs é exatamente para esse propósito: resumir trabalhos mais longos e difíceis. Se os resumos estiverem errados, isso é obviamente preocupante, mas se estiverem certos, mas não se adequarem a um estilo específico, isso é muito menos preocupante, na minha humilde opinião, e poderia ser corrigido com melhores orientações.

#DivulgaçãoCientífica #ChatGPT

via The Distant Librarian

Disponível em: https://distlib.pival.me/science-journalists-find-chatgpt-is-bad-at-summarizing-scientific-papers-but-are-they-really/

Unesco lançará museu virtual de objetos culturais roubados / Museums Association

Unesco lançará museu virtual de objetos culturais roubados / Museums Association

O Museu de Objetos Culturais Roubados será inaugurado em 29 de setembro em Barcelona, ​​em uma conferência anual sobre políticas culturais e desenvolvimento sustentável. A Unesco, órgão da ONU que promove a cooperação internacional em educação, artes, ciências e cultura, anunciou a iniciativa pela primeira vez em 2022.

Como a primeira plataforma global desse tipo, ela usará modelagem 3D e técnicas de realidade virtual para recriar objetos culturais roubados selecionados pelos estados-membros da Unesco, aumentando a conscientização sobre o tráfico ilícito. O banco de dados da Interpol lista mais de 52.000 peças culturais roubadas, das quais cerca de 600 deverão ser exibidas no museu virtual.

#ExposiçõesVirtuais #Patrimônio #MuseusVirtuais

via Museums Association

Disponível em: https://www.museumsassociation.org/museums-journal/news/2025/09/unesco-launches-virtual-museum-of-stolen-cultural-objects/#

Sai o resultado do Prêmio CAPES Futuras Cientistas 2025 / CAPES

Sai o resultado do Prêmio CAPES Futuras Cientistas 2025 / CAPES

O objetivo da iniciativa é incentivar, valorizar e dar visibilidade a alunas, professoras e tutoras de escolas públicas estaduais, como forma de estimular o aumento da participação feminina nos espaços de desenvolvimento científico das áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática).

A premiação é fruto de parceria entre a CAPES/MEC e o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pensada para promover a participação de meninas e mulheres de todo o país.

#MulheresNaCiência

via CAPES

Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/sai-o-resultado-do-premio-capes-futuras-cientistas-2025

Declaração do Conselho Consultivo Científico sobre: ​​Ciência Aberta / ONU

Declaração do Conselho Consultivo Científico sobre: ​​Ciência Aberta / ONU

A ciência aberta — a prática de compartilhamento amplo de todas as formas de conhecimento científico — oferece benefícios cruciais para a vitalidade da pesquisa, para conectar a ciência aos formuladores de políticas e à sociedade, e para combater a desigualdade global. No entanto, as barreiras globais à colaboração científica estão aumentando em meio a contextos geopolíticos e econômicos em rápida mudança. Apelamos à comunidade global para que promova ativamente a ciência aberta em benefício de todos, sem deixar ninguém para trás.

#CienciaAberta #ONU

via ONU

Disponível em: https://www.un.org/scientific-advisory-board/en/open-science

Checklist atualizado / Pesquisa Fapesp

Checklist atualizado / Pesquisa Fapesp

A presidente do Cope, Nancy Chescheir, disse ao site Retraction Watch que a organização decidiu atualizar suas diretrizes de retratação, que não eram modificadas desde 2019, em parte devido a “um aumento no número de retratações” e “preocupações levantadas sobre a pontualidade das retratações e o processo que as antecede”. Mas os fatores mais significativos, ela informou, foram “problemas sistemáticos com o processo de revisão por pares, como as fábricas de papers”.

#Retratação

via Pesquisa Fapesp

Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/checklist-atualizado/

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes

Acessar o conteúdo